• Carregando...

Dez rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda guerrilha colombiana, morreram na madrugada deste domingo (24) em uma operação militar na zona rural de Fortul, no fronteiriço departamento Arauca (nordeste), confirmaram à Agência Efe fontes militares.

Segundo as primeiras informações, outros dois guerrilheiros foram capturados após serem feridos na operação e neste momento estão sendo atendidos no Hospital San Antonio de Tame.

Os rebeldes pertenciam, aparentemente, à Comissão Companheiro Castro da Frente Domingo Laín, uma das unidades mais fortes do ELN, que ainda conta com centenas de guerrilheiros e milicianos neste departamento, seu principal reduto.

O governo colombiano e o ELN mantêm há semanas contatos para preparar o início de um processo de paz nos moldes do que já antecipam o Executivo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em Havana há um ano.

Com cerca de 1.500 guerrilheiros segundo informações oficiais, o ELN manifestou em repetidas ocasiões sua vontade de iniciar os diálogos, mas o governo o condicionou a que libertem todos os sequestrados que têm em seu poder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]