• Carregando...

A oposição da Síria está se preparando para participar das negociações de paz em Genebra, mas quer conseguir primeiro a aprovação dos rebeldes do país para dar mais legitimidade ao processo, disseram fontes em Istambul na noite de sábado (9).

A liderança da Coalizão Nacional Síria está se reunindo para discutir sua posição no diálogo "Genebra 2", que pretende acabar com dois anos e meio de guerra civil na Síria criando um governo de transição.

O esboço de uma resolução reafirma o compromisso da coalizão para uma solução política para o conflito e ecoa uma declaração em Londres no mês passado da aliança pró-oposição Amigos da Síria, eliminando qualquer participação do presidente sírio, Bashar al-Assad, em um futuro governo de transição, disseram fontes da oposição.

Os 108 membros da coalizão devem votar a resolução, que precisa de 50% mais um voto para ser aprovada.

Mas fontes da oposição disseram que os membros da coalizão querem buscar o apoio de unidades de combate dos rebeldes, líderes comunitários e ativistas dentro da Síria para a resolução, a fim de rebater críticas de que ela estaria distante dos que lutam no terreno.

As principais brigadas rebeldes islâmicas declararam sua oposição ao processo de Genebra se a conferência não resultar na remoção de Assad e alguns afirmam que vão acusar os participantes das negociações internacionais de traição.

"Temos de compartilhar esse (projeto de resolução) com as forças internas, bem como líderes comunitários e ativistas. Precisamos confirmar isso com eles", disse um membro do Conselho Nacional Sírio, um grupo dentro da coalizão.

Ele disse que a resolução já continha duras condições para a participação na conferência, mas os rebeldes podem querer intensificá-las. Isso poderia significar um atraso.

Várias fontes disseram que a aprovação poderia ser obtida antes do fim da reunião em Istambul, ainda na próxima semana, mas outros afirmaram que a decisão final pode demorar até duas semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]