A oposição da Síria insistiu neste sábado (9), durante reunião, que não participará de uma conferência de paz em Genebra, a menos que hajam garantias de que Damasco respeitará o resultado da negociação.

CARREGANDO :)

"Nós sempre dissemos que estamos totalmente empenhados em Genebra. Mas estamos preocupados que, mesmo se nós formos até lá o regime de Assad não levará a sério a implementação de um acordo ", disse o porta-voz da coalizão, Khaled Saleh.

As negociações sobre uma possível participação, envolvem a principal organização que reúne grupos de oposição, a Coalizão Nacional, e acontecem em um hotel de Istambul. Segundo autoridades, o encontro deve continuar até o final deste domingo 10.

Publicidade

Além das garantias, o líder da coalizão, Ahmat Jarba, impôs condições rigorosas para que a oposição participe do encontro que as potências mundiais tentam organizar. Entre os pedidos, a saída do presidente Bashar Assad do poder. Ahmat Jarba também quer uma mudança de regime e um cessar-fogo para a duração das negociações.

Veja também
  • ONU começa a vacinar 20 milhões de crianças contra pólio na Síria e países vizinhos
  • Exército sírio e rebeldes entram em confronto perto do aeroporto de Aleppo
  • EUA dizem ter evidências para duvidar da destruição do arsenal químico sírio
  • Regime sírio retoma controle de cidade próxima a Damasco