• Carregando...
Antanas Mockus em campanha: discurso anticorrupção convence eleitorado | Manuel Hernandez/Reuters
Antanas Mockus em campanha: discurso anticorrupção convence eleitorado| Foto: Manuel Hernandez/Reuters

O candidato Antanas Mockus, do Partido Verde, lidera as in­­ten­­ções de votos dos colombianos para a eleição presidencial de 30 de maio e ganharia no segundo turno, segundo uma pesquisa divulgada ontem.

Mockus, ex-prefeito de Bo­­gotá, registra 37% das intenções de voto para o primeiro turno, seguido pelo governista e ex-mi­­nistro de Defesa Juan Manuel Santos, com 25%, indica a pesquisa da empresa Datexco. Em um eventual se­­gundo turno, no dia 20 de ju­­nho, Mockus venceria com 52% dos votos, enquanto San­­tos, do Partido Social de Uni­­dade Nacional (Partido da U), alcançaria 30,5%.

Na terceira posição das intenções de voto dos colombianos para o primeiro turno, aparece a candidata do Partido Con­­ser­­vador, a ex-chanceler Noemí Sa­­nín, com 6,7%. Os conservadores integram a coalizão que apoia o governo de Álvaro Uri­­be, que deixará o governo no dia 7 de agosto.

Bandeira

A corrupção e os atos de abuso de poder atribuídos ao governo de Álvaro Uribe na Colômbia são um ponto a favor do candidato presidencial do Partido Verde, An­­tanas Mockus, que se apresenta como defensor da legalidade, estimam analistas.

"O apoio fe­­no­­menal a Mockus corresponde ao respaldo das pessoas à sua mensagem de legalidade", opina Ál­­varo Villarraga, diretor da fundação Cultura Democrática.

A proposta da legalidade e lu­­ta contra a corrupção é o diferencial de Mockus sobre Santos, considera León Valencia, diretor da fundação Novo Arco Iris, uma ONG que denunciou vínculos de congresistas, a maioria governistas, com paramilitares da ex­­trema-direita. "O tema da politicagem e da corrupção são a marca do governo de Uribe", disse Valencia, destacando entre eles os escândalos de espionagem da oposição e a execução de civis por parte de militares, que os apre­­sentavam como "guerrilheiros mortos em combate".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]