• Carregando...

A Organização para a Proibição de Armas Químicas, conhecida pela sigla em inglês OPCW, pediu nesta quarta-feira (9) que haja um cessar-fogo na Síria durante o desarmamento do arsenal do ditador Bashar al-Assad.

A trégua temporária é necessária, afirmou Ahmet Uzumcu a jornalistas, para garantir que os prazos possam ser cumpridos.

O desarmamento químico da Síria foi estabelecido por um acordo mediado por Rússia e EUA e também exigido por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Essa foi a solução diplomática encontrada após o ataque químico de 21 de agosto, quando mais de 1.400 pessoas morreram nos arredores de Damasco. Os EUA, que culpam o regime pelo ato, ameaçaram uma intervenção militar. A Rússia acusa os rebeldes.

A insurgência foi iniciada na Síria em março de 2011 e já deixou mais de 100 mil mortos, segundo as estimativas das Nações Unidas.

O desafio de desarmar o arsenal químico de Assad está a cargo da OPCW, cujo prazo é meados do ano que vem. É uma meta "extremamente apertada", de acordo com Uzumcu.

Inspetores da organização visitaram localizações ligadas ao programa químico sírio. No total, são 20 visitas programadas para as próximas semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]