• Carregando...
A chanceler alemã e líder da União Democrata-Cristã (CDU), Angela Merkel, no congresso do partido conservador, em 7 de dezembro | JOHN MACDOUGALL/AFP
A chanceler alemã e líder da União Democrata-Cristã (CDU), Angela Merkel, no congresso do partido conservador, em 7 de dezembro| Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP

A política alemã é um campo onde a previsibilidade é valorizada. Mas quando o partido dominante da Alemanha pós-guerra se reunir em Hamburgo, nesta sexta-feira (7), eles enfrentarão uma incerteza desconhecida nos últimos 18 anos.

A União Democrata Cristã (CDU) elegerá seu primeiro novo chefe desde que uma física do leste alemão de 45 anos chamada Angela Merkel assumiu o comando em 2000. A escolha é entre uma aliada de Merkel, que quer continuar com a agenda centrista capitaneada pela chanceler há muito, ou um rival de longa data, que objetiva orientar o partido de volta para os rumos da direita. 

Quem vencer se torna o favorito para assumir o posto de próximo líder da Alemanha, com a oportunidade de moldar o principal ator político e econômico da Europa nos próximos anos. Isso significa que, apesar de não aparecer na cédula de votação, Merkel muitas coisas em jogo.

Leia também: De saída da vida política, Merkel lidera lista de mulheres mais poderosas da Forbes pelo oitavo ano

"Isto definirá o seu legado", disse Robin Alexander,  escritor e jornalista alemão que escreveu extensivamente sobre a chanceler. "Se Merz vencer, isso significa que a CDU quer algo novo. Se AKK vencer, eles querem continuar e ainda valorizá-la. Merkel investiu pesado em AKK". 

Merz é Friedrich Merz, um advogado corporativo de 63 anos que está fora da política há quase uma década, depois de ter sido posto de lado sem cerimônia no início do governo de Merkel. 

O AKK é Annegret Kramp-Karrenbauer, uma política discreta de 56 anos que Merkel nomeou como secretária-geral da CDU este ano, depois de um longo mandato liderando o minúsculo estado alemão do Sarre. 

Além de ter um estilo muito parecido, Kramp-Karrenbauer daria a Merkel a chance de uma saída elegante da chancelaria. Merkel disse que pretende governar até que seu mandato termine em 2021, e a escolha de Kramp-Karrenbauer poderia tornar isso possível. 

Uma partida mais árdua é provável de ocorrer se a CDU escolher Merz. Não apenas a votação representaria um repúdio a Merkel, mas também criaria uma dinâmica difícil de controlar, na qual duas pessoas que não se dão bem tenham que conviver no topo do mundo político alemão. 

As pesquisas mostram que Kramp-Karrenbauer é mais querida que Merz entre os eleitores da CDU e o público em geral. Mas Merz recebeu uma resposta notavelmente mais entusiasmada em uma série de reuniões com prefeituras realizadas em todo o país nas últimas semanas desde que Merkel surpreendeu o mundo político alemão ao anunciar que se afastaria como presidente do partido. 

Saiba mais: Merkel vai deixar liderança da CDU

Em última análise, a escolha cabe aos 1.001 delegados que se reúnem na sexta-feira em Hamburgo, uma mistura de anciãos do partido e titulares de cargos locais que tomarão uma decisão com consequências para 83 milhões de alemães. 

A escolha do partido espelha o que as partes de centro-direita enfrentam em toda a Europa, à medida que tentam se adaptar a um crescente movimento à direita. Em países como Áustria, França e Reino Unido, os tradicionais pesos-pesados conservadores adotaram grande parte da retórica e posicionamento de seus rivais populistas. A estratégia teve sucesso em alguns lugares e falhou espetacularmente em outros. 

 Merz, uma voz mais conservadora

Friedrich Merz, candidato à liderança da União Democrata-CristãKrisztian Bocsi/Bloomberg

Merkel, apesar de ter endurecido sua posição em relação à imigração, recusou-se a tentar superar a extrema direita ao combinar a abordagem destes partidos à sua política. Ela se recusa a cooperar com a Alternativa Anti-imigração para a Alemanha (AfD) e continua a defender a decisão que mais do que qualquer outra fez dela um pária entre os seguidores do partido insurgente: sua escolha para manter as fronteiras alemãs abertas em 2015, em meio a um inigualável afluxo de requerentes de asilo. 

Essa posição ganhou elogios, classificada como um farol de tolerância e humanitarismo para enfrentar uma maré crescente de populismo em defesa dos valores ocidentais. Mas também mereceu seu desprezo não apenas da AfD, mas também de alguns membros de seu próprio partido, que sentem que a CDU se aproximou muito do centro – até mesmo da esquerda – sob sua liderança. 

A maioria desses eleitores descontentes da CDU deposita suas esperanças em Merz. Durante seus anos no deserto político, enquanto crescia sua fortuna no mundo dos negócios, era conhecido por criticar a inclinação de Merkel de se desviar das posições conservadoras. Essa tendência incluía não apenas a situação dos refugiados, mas também a introdução de um salário mínimo, o fim da energia nuclear e o fortalecimento do sistema de bem-estar social. 

Leia mais: Imigração coloca governo Merkel em xeque

Como candidato, Merz tem sido cuidadoso em não se apresentar como um adversário de Merkel, consciente do fato de que ela ainda desfruta de uma ampla apreciação no partido por seus 13 anos como chanceler. 

Mas ele fez apenas o suficiente para sinalizar que levaria a CDU – e, talvez, a Alemanha – em uma direção diferente. 

Merz já colocou em dúvida a resposta de Merkel à crise de 2015, dizendo que ele teria permitido a entrada de um lote inicial de solicitantes de refúgio, mas depois agiria rapidamente para fechar a fronteira. Os especialistas duvidam se isso seria viável, dado o volume de pessoas que entram no continente e a falta de controles nas fronteiras internas na Europa. 

Merz também questionou o direito fundamental ao asilo, embora mais tarde ele tenha tido que refazer esses comentários em meio a críticas de que sua sugestão era inconstitucional.

Talvez o mais atraente para seus fãs seja o fato de ele poder cortar pela metade o apoio ao AfD e aumentar os votos da CDU em 40%. O partido teve apenas 33% dos votos nas eleições do ano passado e caiu para 20% nas últimas pesquisas, enquanto a AfD subiu para cerca de 15%. Merz recentemente acusou seu partido de aceitar a ascensão da AfD com indiferença. 

"Um tópico decisivo será quem poderá reconquistar os eleitores, e acho que muitos têm esperanças de que Merz possa fornecer a resposta", disse Wolfgang Fischer, prefeito da cidade de Olsberg, no oeste da Alemanha, e amigo de longa data de Merz. 

AKK, a mini-Merkel 

Annegret Kramp-Karrenbauer, secretária-geral da União Democrata-Cristã e candidata à liderança da CDUKrisztian Bocsi/Bloomberg

Mas a CDU não só perdeu os eleitores para a direita. Eleitores centristas e progressistas também abandonaram o partido, o que levou a um surto de votos para os ambientalistas verdes. 

Essa é uma das razões pelas quais muitos na CDU são cautelosos em relação à direita e preferem um candidato menos polarizador. 

Muito parecido com Merkel, Kramp-Karrenbauer é conhecida como uma construtora de consenso que evita a ideologia em favor do pragmatismo. Ela, como a chanceler, encorajou o país a sair de um debate interminável sobre as decisões tomadas em 2015. As semelhanças deram a ela o apelido de "mini-Merkel". 

Leia também: Acordo sobre migração garante Merkel no poder na Alemanha

"A AKK pode unir melhor o partido", disse Herbert Reul, o ministro do Interior da CDU em North Rhine-Westphalia, o estado mais populoso da Alemanha. "Sua personalidade não é de confronto. Ela é uma mediadora e não apenas defende uma posição em particular, mas é aberta". 

O novo seria algo antigo

Se AKK lembra Merkel, Merz pode se assemelhar mais a alguns dos líderes estrangeiros de grande personalidade que a chanceler se acostumou a lidar. 

"Merz é o tipo de homem que Merkel não gosta de ter ao seu redor", disse Margaret Heckel, que escreveu um livro sobre o estilo de liderança da chanceler. "Se você olhar para o time dela, não encontrará machos alfa agressivos". 

Leia também: Partido aliado de Merkel perde maioria no parlamento da Baviera

E ainda, o macho alfa está em voga em todo o mundo, seja na Rússia, na Turquia ou nos Estados Unidos. Merz certamente não é Vladimir Putin, Recep Tayyip Erdogan ou Donald Trump, mas ele seria, no mínimo, um aceno nesse sentido depois de anos em que a Alemanha esteve longe desse tipo de liderança. 

Ele também seria um retrocesso para uma era anterior, antes que os 18 anos de Merkel modernizassem a CDU e a transformassem do partido mais antigo, mais masculino e mais tradicional do que há muito tempo. 

"Ele é um personagem da década de 1990", disse Alexander, que também é o correspondente-chefe do jornal Die Welt, de direita. "Merz pode significar algo novo. Mas, curiosamente, algo novo seria algo antigo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]