
O tenente-coronel da polícia russa e ex-chefe da Universidade de São Petersburgo, vinculada ao Ministério de Assuntos Internos da Rússia, Alexander Travnikov, de 49 anos, está internado em estado considerado crítico pelos médicos com um “ferimento no estômago e um rim rompido” após sofrer um acidente.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa russa nesta quarta-feira (28), Travnikov se “envolveu em um grave acidente quando estava andando em um quadriciclo”. Informações do canal no Telegram “Mash” dão conta de que o acidente envolvendo o tenente-coronel ocorreu na vila de Lipovaya Gora, na região de São Petersburgo, que fica no noroeste da Rússia. Travnikov estava passando a semana fora da cidade com seus amigos, quando perdeu o controle do quadriciclo e bateu em uma árvore.
O acidente provocou várias fraturas no corpo de Travnikov, bem como a perfuração do estômago e rompimento de um rim. Ele foi levado às pressas para o hospital mais próximo, onde foi submetido a uma cirurgia. De acordo com as informações disponíveis, sua condição ainda é instável e ele permanece sob cuidados intensivos. Sua família e amigos estão acompanhando-o no hospital.
Travnikov é um veterano da polícia russa, que serviu por mais de 25 anos no quadro militar. Ele entrou no Departamento de Investigação Criminal em 1998. Em 2017, tornou-se chefe do Ministério de Assuntos Internos do Distrito Central de São Petersburgo e em 2018, foi nomeado chefe da Universidade de São Petersburgo, dentro do Ministério de Assuntos Internos da Rússia. Ele renunciou ao cargo em abril deste ano, alegando motivos pessoais.
O acidente chama a atenção porque a Rússia registrou desde o ano passado vários casos de ocupantes de cargos importantes e oligarcas ligados ao governo russo que sofreram acidentes e/ou morreram de forma misteriosa. Alguns deles haviam se posicionado contra a invasão russa à Ucrânia.