• Carregando...
Snowden exige responder a processo em liberdade | EFE
Snowden exige responder a processo em liberdade| Foto: EFE

EUA

General é investigado por vazamento sobre um ciberataque ao Irã

Um general americano atualmente na reserva, James Cartwright, está sendo investigado pelo governo dos EUA por supostamente ter vazado informações sobre um ciberataque às instalações nucleares iranianas, informaram a rede de TV NBC e o jornal The Washington Post.

Em junho de 2012, reportagem do New York Times apontou o general como um dos participantes da operação dos EUA que em 2010, usando um vírus de computador chamado Stuxnet, desabilitou temporariamente mil centrífugas usadas pelo Irã para enriquecer urânio.

A ação acabou se tornando pública ainda em 2010 devido a um erro de programação.

O pai de Edward Snowden, responsável pelo vazamento do esquema de espionagem interno do governo americano, disse ontem que seu filho poderia aceitar voltar aos EUA se pudesse aguardar o julgamento em liberdade.

Em entrevista à emissora americana NBC, Lonnie Snowden disse que seu filho violou as leis, mas não é um traidor por revelar informações confidenciais.

"As pessoas querem classificá-lo como traidor e, sim, de fato ele traiu o governo americano. Mas acredito que ele não traiu o povo dos EUA", disse Lonnie.

Segundo Lonnie, o advogado de Snowden enviou uma carta ao secretário de Justiça americano, Eric Holder, com as condições para o retorno aos EUA.

Além de esperar a sentença em liberdade, o delator quer escolher o local do julgamento e manter seu direito de fazer manifestações públicas no período.

Acredita-se que Snowden esteja desde domingo na área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, após sair de Hong Kong, enquanto negocia asilo diplomático para escapar da extradição para os EUA.

Washington pede que o delator seja entregue ao governo americano para que seja processado por roubo, transferência de propriedade do governo e espionagem. Se condenado, ele pode pegar até 30 anos de prisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]