• Carregando...

Vários países europeus pedirão nesta sexta- (22) ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que a investigação sobre o possível uso de armas químicas na Síria seja "exaustiva" e comece de forma "urgente", afirmaram à Agência Efe fontes diplomáticas.

Os países vão apresentar a Ban Ki-moon uma carta na qual apoiam sua decisão de lançar uma investigação sobre o possível uso de armas químicas na Síria, anunciada ontem pelo secretário-geral, acrescentaram as fontes.

A carta, na qual segundo as fontes figuram países como Espanha, Holanda e Dinamarca, chega em meio a uma nova disputa no seio do Conselho de Segurança sobre o anúncio de Ban de lançar a investigação sobre a denúncia do governo sírio que os rebeldes usaram esse tipo de armas na terça-feira passada em Aleppo.

A Rússia, tradicional aliado do governo sírio no Conselho de Segurança, defendeu que a ONU averigúe unicamente a denúncia do regime de Bashar al Assad à oposição.

Por outro lado, França e Reino Unido pediram ontem que todas as denúncias sejam investigadas, incluindo as dos rebeldes.

O secretário-geral, Ban Ki-moon, anunciou na quinta-feira que a organização empreenderá o mais rápido possível uma investigação sobre a denúncia do governo, ao que está obrigado segundo a legislação da organização, mas também assinalou que leva "muito a sério" outras acusações sobre o uso deste tipo de armas na Síria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]