• Carregando...

O papa Bento 16 alertou nesta domingo que o capitalismo descontrolado está aumantando o abismo entre o mundo rico e o pobre, ameaçando o futuro do planeta.

Falando a fiéis em sua benção semanal na residência de verão, nas redondezas de Roma, Bento 16 disse que o capitalismo e a distribuição justa das riquezas não são contraditórias, mas que a busca pelo lucro não pode ficar sem controle.

"As emergências da fome e do meio ambiente demostram com crescente clareza que a lógica do lucro, se predominante, aumenta a desproporção entre os ricos e os pobres e leva a uma danosa exploração do planeta", disse o pontífice.

"O capitalismo não deve ser considerado apenas um modelo válido de organização econômica", afirmou Bento 16, citando palavras de seu predecessor, João Paulo 2o.

A doutrina católica sempre deu prioridades à distribuição justa de recursos, disse o papa, acrescentando que não é tarde para frear os excessos do capitalismo.

"Quando a lógica da divisão e da solidariedade prevalecerem, será possível corrigir nosso rumo e apontar em direção a um desenvolvimento justo e sustentável", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]