• Carregando...

O Papa Francisco anunciou neste domingo (5) que visitará os locais da Terra Santa na Jordânia, Israel e os Territórios Palestinos, em maio, sua primeira viagem à região como pontífice.

A ida para Amã, Belém e Jerusalém, entre 24 e 26 de maio, marcará o 50o aniversário de uma viagem à região do Papa Paulo VI em 1964, a primeira de um pontífice nos tempos modernos. O Papa João Paulo II visitou em 2000 e Bento XVI foi em 2009.

Francisco, que fez vários apelos pela paz no Oriente Médio desde sua eleição em março, anunciou a viagem a milhares de pessoas na Praça São Pedro em seu discurso de domingo. Ele foi convidado pelos presidentes da Palestina, Mahmoud Abbas, e de Isarel, Shimon Peres.

Muitos locais cristãos da Terra Santa estão na região da Galileia em Israel, mas Belém, reverenciado como o local de nascimento de Jesus, está no lugar ocupado por Israel, na Cisjordânia, nos territórios palestinos.

A Igreja do Santo Sepulcro, onde se diz que Jesus foi enterrado e que o papa disse que vai visitar, é em Jerusalém Oriental, que os palestinos querem como parte de seu futuro Estado.

Negociadores israelenses e palestinos retomaram as negociações diretas de paz no final de julho, depois de três anos de impasses. O Vaticano pediu que ambos os lados tomem decisões "corajosas e determinadas" de aproximação para a paz, com a ajuda da comunidade internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]