• Carregando...
Crianças dançam na festa de 85 anos do Papa Bento XVI | Gregorio Borgia/Reuters
Crianças dançam na festa de 85 anos do Papa Bento XVI| Foto: Gregorio Borgia/Reuters

O Papa Bento XVI comemo­­rou ontem seus 85 anos, con­­vertendo-se no Pontífice mais idoso em funções desde Leão XIII, morto aos 93 anos em 1903.

Após uma missa na capela Paulina, Bento XVI recebeu bispos de sua Baviera natal e o ministro presidente conservador deste estado do sul da Alemanha, Horst Seehofer. Ele deve se reunir posteriormente com uma delegação de compatriotas na grande sala Clementina.

O Papa também celebrará o sétimo aniversário de sua eleição para a liderança da Igreja em três dias, no dia 19 de abril. "Peço a vocês que rezem por mim, para que o Senhor me dê a força de cumprir com a missão que me encomendou", declarou ontem o Papa aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, durante o Ângelus.

Muitas mensagens come­­çaram a chegar para felici­­tar o sumo pontífice, entre elas a do presidente da Re­­pública italiana, o ex-comunista Giorgio Napolitano, de 86 anos, que expressou "seu inalterável sen­­timento de amizade e esti­­ma".

Segundo seu secretário particular, monsenhor Georg Ganswein, o Papa pediu aos seus colaboradores próximos que seu aniversário – para o qual veio da Baviera seu irmão mais velho, Georg, de 88 anos – seja "uma festa de família".

O padre Federico Lom­­bar­­di, porta-voz da Santa Sé, afirma que o Papa está bem, embora cansado, o que é normal na sua idade. Bento XVI programou uma viagem ao Líbano para setembro.

Em uma crônica na rádio Vaticano, Lombardi afirmou que Bento XVI se caracteriza pela "lucidez e pela claridade de pensamento e expressão". Ao pai da revolução cubana, o ex-ditador Fidel Castro, um ano mais velho do que ele, o Papa disse no fim de mar­­ço: "Sou mais velho, mas posso seguir cumprindo com meu dever".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]