Para papa Francisco, Nhá Chica é testemunha da misericórdia de Cristo| Foto: Tony Gentile/Reuters

O papa Francisco afirmou que a filha de escravos Francisca da Paula de Jesus, conhecida no século XIX como Nhá Chica e beatificada neste sábado na cidade de Baependi, em Minas Gerais, foi uma "perspicaz testemunha" da misericórdia de Cristo.

CARREGANDO :)

Por meio de uma mensagem, lida na homilia pelo prefeito regional da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano, cardeal Angelo Amato, o papa Francisco evocou o pedido de beatificação impulsionado pelo bispo da diocese da Campanha, Frei Diamantino Prata de Carvalho, e por vários fiéis.

O papa Francisco, em nome de sua "autoridade apostólica", declarou que a "venerável serva" seja chamada de "beata e sua festa realizada nos lugares e da maneira estabelecida pelo direito todos os dias 14 de junho".

Publicidade

O pontífice lembrou que Nhá Chica era "leiga, virgem, uma mulher de assídua oração e perspicaz testemunha da misericórdia de Cristo com os necessitados do corpo e do espírito".

Nhá Chica foi transformada em beata em cerimônia que contou com a participação de autoridades locais e do episcopado, acompanhada por cerca de 50 mil pessoas, segundo informou a prefeitura de Baependi, pequena cidade de 18.000 moradores, onde ela é venerada por fiéis de todo o país e do exterior.

Veja também
  • Nhá Chica é primeira negra a ser beatificada no país
  • Nhá Chica entra na lista de beatos neste sábado