O papa Bento 16 e o líder da Igreja Ortodoxa Cipriota prometeram no sábado trabalhar pela paz no Oriente Médio, dizendo que temem uma crise crescente "com consequências desastrosas".

CARREGANDO :)

Em declaração conjunta emitida depois de uma visita feita ao Vaticano pelo arcebispo Crisóstomo 2o do Chipre, os dois líderes disseram que vão "intensificar a busca pela unidade plena entre todos os cristãos".

Crisóstomo 2o declarou no início da semana que estaria disposto a agir como intermediário para tentar organizar um encontro entre o papa e o patriarca ortodoxo de Moscou, Alexiy 2o. Seria o primeiro encontro entre um papa e um patriarca ortodoxo russo.

Publicidade

As relações entre o Vaticano e a Igreja russa, a mais importante da ortodoxia mundial, têm sido especialmente tensas desde a fragmentação da União Soviética, em 1991.

Os dois líderes religiosos disseram ter analisado as "tensões e divisões" de Chipre e o conflito no Oriente Médio, "onde a guerra e o conflito entre povos correm o risco de se ampliar, com consequências desastrosas".

"Nossas igrejas pretendem exercer um papel de pacificação, justiça e solidariedade" no Oriente Médio, disseram Bento e Crisóstomo. "É nosso desejo promover... um diálogo sincero entre as diversas religiões que estão presentes e operam na região."

O papa Bento 16 disse a Crisóstomo, em cerimônia realizada após o encontro deles, que sua visita foi "uma iniciativa muito útil para nos fazer avançar em direção à unidade almejada por Cristo".

O papa disse que, apesar "das divisões seculares, dos caminhos divergentes e... do trabalho duro de sanar chagas dolorosas, o Senhor nunca deixou de guiar nossos passos rumo à unidade e à reconciliação".

Publicidade

Os dois líderes também pediram maior respeito pelo meio ambiente e expressaram "grave preocupação" com questões de bioética, dizendo que determinadas técnicas genéticas acabarão por "prejudicar a dignidade do homem".

Veja também
  • Papa designa novos bispos para o Brasil
  • Uruguaios fazem abaixo-assinado pela legalização do aborto
  • Papa faz apelo por liberação de sequestrados no mundo