• Carregando...
O papa Francisco deixa o hospital Gemelli, onde fez exames em 28 de fevereiro.
O papa Francisco deixa o hospital Gemelli, onde fez exames em 28 de fevereiro. Bronquite tem impedido que ele fizesse discursos previstos para os últimos dias.| Foto: Fabio Frustaci/EFE

O papa Francisco afirmou neste sábado que está com bronquite e preferiu que um colaborador lesse seu discurso por ocasião da inauguração do ano judicial do Tribunal de Estado da Cidade do Vaticano, depois de passar vários dias com gripe e de ter ido ao hospital para realizar alguns exames. “Preparei um discurso, mas como podem ver, não consigo ler por causa da bronquite. Pedi ao (monsenhor Filippo) Ciampanelli que o lesse”, disse o papa, com a voz afetada, mas que ainda assim manteve sua agenda de hoje, com diversas audiências além da inauguração do ano judicial.

Francisco, ainda cansado da gripe que sofre há dias, pronunciou algumas palavras de saudação, mas depois deixou que Ciampanelli lesse o discurso preparado. Ele já havia lido discursos papais na sexta-feira, embora o papa também tivesse mantido todos os eventos previstos para o dia.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, confirmou na quinta-feira que Francisco se sente bem e que os exames a que foi submetido no Hospital Gemelli, no centro de Roma, foram rotineiros. Na segunda-feira passada, o Vaticano informou que Francisco ainda sentia sintomas leves de gripe, embora sem febre, mas que as audiências planejadas foram suspensas por precaução. No domingo, o pontífice havia recitado a tradicional oração do Ângelus da janela do palácio pontifício e falando com uma voz firme, diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

No fim de novembro, o papa sofreu uma bronquite e teve de cancelar alguns dos eventos previstos e celebrar o Ângelus internamente, sem aparecer na janela diante dos fiéis, e também teve que recorrer a um colaborador para ler seus discursos. Na ocasião, para acelerar sua recuperação, o pontífice argentino também cancelou uma viagem prevista a Dubai para participar da Cúpula do Clima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]