• Carregando...

O papa Bento XVI afirmou, durante a comemoração pelo dia de Pentecostes, que o Evangelho "está destinado a todos os povos" e pediu aos fiéis que abram seus corações ao Espírito Santo para que lhes guie em sua fé.

Durante a tradicional oração de Regina Coeli, que substitui o Ângelus neste periodo litúrgico, o papa indicou que pode-se dizer que "a Igreja teve seu início solene com a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria, 50 dias depois da Páscoa.

- Neste extraordinário acontecimento - a descida do Espírito Santo - estão as notas essenciais e relevantes da Igreja, que é una, santa, católica e apostólica - indicou Bento XVI.

Segundo ele, a Igreja é "una", como a comunidade de Pentecostes, que estava unida em oração, tinha "um só coração e uma só alma"; é "santa", porque, animada pelo Espírito Santo, "tem o foco em Cristo, para ser como ele e seu amor".

Bento XVI acrescentou que a Igreja é "católica" porque o "Evangelho está destinado a todos os povos e, por isso, desde seu princípio, o Espírito Santo faz com que fale todas as línguas". E, a Igreja é "apostólica", disse o papa, pois, "edificada sobre a base dos Apóstolos, custodia fielmente seus ensinamentos através da cadeia ininterrupta das sucessões episcopais".

O papa lembrou que o Livro dos Atos dos Apóstolos acaba com a chegada do Evangelho a Roma, que se pode dizer "é o nome concreto do catolicismo", e o espírito missionário "expressa a fidelidade às origens, à igreja de todos os tempos, que vai ao encontro de todas as culturas.

Durante sua tradicional saudação aos fiéis , Bento XVI pediu à Virgem Maria, no dia de Pentecostes, que ensine os fiéis a "abrir o coração para o Espírito Santo, para que guie e lhes santifique com seus dons.

A Praça de São Pedro, na qual se reúnem os peregrinos para ouvir a oração de Regina Coeli, contou com a presença de bandas de música alemãs e austríacas, que estão desde o sábado, em Roma, para comemorar os 80 anos do Papa, comemorado em 16 de abril, e que tocaram em sua homenagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]