• Carregando...

Abelhas têm personalidades distintas, diz estudo

Pesquisas mostra que algumas abelhas gostam de uma boa aventura enquanto ou­­tras preferem ficar na colmeia. Novos estudos dos cérebros das abelhas sugerem que al­­guns dos mesmos químicos que afetam a personalidade humana podem explicar diferenças no comportamento desses insetos.

Abelhas fabricantes de mel são conhecidas por ter sociedades estruturadas em que abelhas diferentes respondem por tarefas diferentes – algumas atuam como enfermeiras e outras buscam alimentos, por exemplo.

Agora, cientistas avaliam a possibilidade de abelhas te­­rem também personalidades diferentes, de acordo com estudo publicado no jornal Science.

Mohammed Abed/AFP

Apiário no campo de refugiados de Bureij, na Faixa de Gaza

O som do terremoto que atingiu o Japão em 11 de março de 2011 se parecia com um potente trovão, com fogos de artifício ou com o estouro de pipoca, de acordo com o local onde fossem medidas as ondas sísmicas.

Cientistas dos Estados Unidos conseguiram transformar estas ondas em arquivos de áudio nos quais é possível ouvir o tremor enquanto se propaga ao longo do planeta.

O terremoto de 9 graus na escala Richter, que completa um ano no dia 11 de março, foi o quarto mais potente registrado desde 1900 e o mais estudado da História.

Os registros de milhares de sismógrafos e a disposição do Japão de compartilhar seus dados com o resto do mundo permitiram aos cientistas transformar as ondas sísmicas em arquivos de áudio para reproduzir o som do tremor.

"Conseguimos reproduzir os dados do terremoto ao combinar a informação sísmica auditiva e visual", explicou Zhigang Peng, professor adjunto do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Estados Unidos), um dos principais responsáveis pela produção dos arquivos de áudio divulgados em um estudo publicado na última edição da Seismological Research Letters

Nas gravações, é possível apreciar "as mudanças na intensidade e na amplitude do som enquanto se observa as mudanças de frequências sísmicas".

"O público pode relacionar estes sinais com sons fa­­miliares, como os trovões, o estouro de pipoca e os fogos de arti­­fício", afirma Peng.

Cubanos testam vacina contra dengue

Cuba realizará neste ano testes clínicos de uma vacina tetravalente da dengue em humanos, segundo anunciaram autoridades do setor de saúde no Con­­gres­­so Internacional de Bio­­tec­­nolo­­gia, em Havana, nesta se­­mana.

O diretor do Centro de En­­ge­­nharia Genética e Biotecnologia (Cigb), Gerardo Guillén, explicou que pesquisas realizadas em macacos mostraram que a vacina conseguiu controlar a multiplicação do vírus.

Mas devido ao fato de existirem quatro tipos de vírus diferentes da dengue, a vacina precisaria resistir a cada um deles, por isso seu caráter tetravalente.

Até o momento não existem medicamentos para prevenir a doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]