• Carregando...

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, afirmou nesta quinta-feira que é hora de o Irã mudar o rumo e desistir de suas atividades de enriquecimento de urânio se quiser evitar um isolamento ainda maior.

"É hora de o Irã mudar suas táticas", afirmou Rice horas antes de um encontro do chefe da política externa da União Européia (UE), Javier Solana, com o negociador nuclear iraniano, Ali Larijani, em Madri.

"A comunidade internacional está unida a respeito do que o Irã deveria fazer, isto é, suspender (o enriquecimento) e demonstrar que não está em busca de uma arma nuclear", acrescentou Rice em uma entrevista coletiva durante uma conferência em Viena.

O Irã deixou claro antes das conversas com Solana que não pretende ceder à pressão para acabar com o enriquecimento de urânio. Teerã afirma que seu programa nuclear é destinado à geração de energia.

Rice reiterou uma oferta feita pelos EUA um ano atrás para que o Irã suspenda o enriquecimento em troca da reversão de décadas da política norte-americana contra o país e a disponibilidade para que os dois conversem sobre qualquer assunto.

"Mas isso não pode ser feito enquanto o Irã continuar a tentar aperfeiçoar tecnologias que levarão a uma arma nuclear. Como já disse antes, a questão não é por que não conversamos com Teerã, mas por que Teerã não conversa conosco", disse Rice.

O embaixador dos EUA no Iraque reuniu-se com seu colega iraniano em Bagdá nesta semana, no primeiro encontro de tal escalão em quase 30 anos. Mas as discussões limitaram-se à situação da segurança no Iraque e não envolveram o programa nuclear do Irã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]