• Carregando...

Assunção - O governo do Paraguai enviou 40 policiais ao departamento (unidade administrativa correspondente a estado) de San Pedro, para garantir que os colonos brasileiros realizem a última colheita de soja deste ano e comecem a semear a próxima colheita, apesar da hostilidade dos camponeses sem-terra paraguaios.

O ministro do Interior, Rafael Filizzola, disse em coletiva de imprensa que os policiais reforçarão a segurança local em San Pedro.

"Vamos respeitar a propriedade privada, tanto dos paraguaios quanto dos colonos brasileiros. Nós queremos garantir o trabalho no campo", afirmou.

A polícia paraguaia colaborou rapidamente na retirada, sob ordem judicial, de 70 trabalhadores sem-terra que ocuparam a fazenda de 1,1 mil hectares do paraguaio Francisco Gorostiaga, no povoado de General Resquín, em San Pedro, 340 quilômetros ao norte de Assunção.

A fiscal Ninfa Aguilar disse que a retirada foi pacífica e que foram detidos 35 homens. Eles devem ser soltos em liberdade condicional após abertura de processo judicial. "Não pudemos prender mais pessoas porque muitas estavam fora da propriedade", ela disse.

Gorostiaga arrendou a terra a um colono brasileiro que plantava soja e milho. Por sua vez, Alberto Alderete, diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural e da Terra (Indert), confirmou que "o governo deu os primeiros passos para comprar uns 22 mil hectares de terras de colonos brasileiros, que serão depois distribuídos a camponeses pobres".

O presidente Fernando Lugo prometeu, durante a campanha eleitoral, realizar uma reforma agrária que deverá atender 300 mil famílias camponesas pobres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]