Um comitê parlamentar israelense recomendou hoje a retirada de alguns privilégios importantes de uma legisladora árabe-israelense depois de ela ter participado da flotilha de ajuda humanitária estrangeira que tentou quebrar o bloqueio contra a Faixa de Gaza. Haneen Zuabi, legisladora do Balad, um partido de esquerda nacionalista árabe, foi alvo de irritação em Israel por sua participação na flotilha de protesto.

CARREGANDO :)

Sete dos oito integrantes do Comitê da Câmara do Knesset votaram a favor de retirar de Zuabi seu passaporte diplomático e fundos parlamentares para defesa legal. Eles também foram favoráveis a retirar o privilégio que permite que a parlamentar possa deixar o país mesmo se for procurar por ligação com algum crime.

"Chegou a hora de mostrar um cartão amarelo para legisladores árabes, especialmente para Haneen Zuabi, que é cúmplice de uma tentativa de matar soldados", disse Michael Ben-Ari, integrante do comitê e membro do Partido da União Nacional, de extrema direita. A medidas não serão efetivadas até que sejam aprovadas pelo plenário da Knesset.

Publicidade

Não está claro quando a seção plenária vai se reunir para discutir a proposta. O presidente da casa, Reuven Rivlin, prefere estudar as implicações legais de tais medidas antes de seguir com a votação, informou o site do jornal "Haaretz".

Zuabi denunciou a medida como um "ataque à democracia". "Esta decisão perpetua a atmosfera de incitamento contra mim", disse ela à agência France Presse. "Eles estão me descrevendo como terrorista porque sou crítica" em relação às políticas de Israel. As informações são da Dow Jones.

Veja também
  • Israel rejeita investigação da ONU sobre ataque
  • Israel mata quatro palestinos em um barco perto de Gaza
  • Israel diz que ativistas mortos eram assassinos