• Carregando...
O presidente da Grande Assembleia Nacional da Turquia, Numan Kurtulmus, em visita na semana passada a Zeljka Cvijanovic, membro da presidência tripartite da Bósnia e Herzegovina, em Sarajevo
O presidente da Grande Assembleia Nacional da Turquia, Numan Kurtulmus, em visita na semana passada a Zeljka Cvijanovic, membro da presidência tripartite da Bósnia e Herzegovina, em Sarajevo| Foto: EFE/EPA/FEHIM DEMIR

O parlamento da Turquia retirou nesta terça-feira (7) produtos da Coca-Cola e da Nestlé do cardápio dos seus restaurantes, alegando que essas e outras empresas apoiam Israel na sua ofensiva na Faixa de Gaza em resposta aos ataques terroristas do Hamas, que hoje completam um mês.

“Os produtos das empresas que apoiam Israel não serão vendidos em restaurantes, cafeterias e casas de chá no campus do parlamento”, apontou em comunicado a Grande Assembleia Nacional da Turquia, que não identificou as empresas – entretanto, a agência Reuters confirmou com uma fonte que a Coca-Cola e a Nestlé estão incluídas no boicote.

As duas empresas não se pronunciaram sobre o assunto. O parlamento não especificou como a Coca-Cola e a Nestlé apoiam o esforço de guerra de Israel em Gaza, destacou a Reuters.

O presidente da Grande Assembleia Nacional, Numan Kurtulmus, afirmou que a decisão visa “apoiar a sensibilidade pública em relação ao boicote de produtos de empresas que declararam abertamente o seu apoio aos crimes de guerra de Israel [e] ao assassinato de pessoas inocentes em Gaza”.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tem pedido um cessar-fogo em Gaza e criticado a operação de Israel no enclave palestino: no final de outubro, ele chamou o Estado judeu de “criminoso de guerra”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]