O presidente da Grande Assembleia Nacional da Turquia, Numan Kurtulmus, em visita na semana passada a Zeljka Cvijanovic, membro da presidência tripartite da Bósnia e Herzegovina, em Sarajevo| Foto: EFE/EPA/FEHIM DEMIR
Ouça este conteúdo

O parlamento da Turquia retirou nesta terça-feira (7) produtos da Coca-Cola e da Nestlé do cardápio dos seus restaurantes, alegando que essas e outras empresas apoiam Israel na sua ofensiva na Faixa de Gaza em resposta aos ataques terroristas do Hamas, que hoje completam um mês.

CARREGANDO :)

“Os produtos das empresas que apoiam Israel não serão vendidos em restaurantes, cafeterias e casas de chá no campus do parlamento”, apontou em comunicado a Grande Assembleia Nacional da Turquia, que não identificou as empresas – entretanto, a agência Reuters confirmou com uma fonte que a Coca-Cola e a Nestlé estão incluídas no boicote.

As duas empresas não se pronunciaram sobre o assunto. O parlamento não especificou como a Coca-Cola e a Nestlé apoiam o esforço de guerra de Israel em Gaza, destacou a Reuters.

Publicidade

O presidente da Grande Assembleia Nacional, Numan Kurtulmus, afirmou que a decisão visa “apoiar a sensibilidade pública em relação ao boicote de produtos de empresas que declararam abertamente o seu apoio aos crimes de guerra de Israel [e] ao assassinato de pessoas inocentes em Gaza”.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tem pedido um cessar-fogo em Gaza e criticado a operação de Israel no enclave palestino: no final de outubro, ele chamou o Estado judeu de “criminoso de guerra”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]