• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Entenda

O que é o PKK – O Partido dos Trabalhadores do Curdistão é um grupo armado criado nos anos 70 sob a liderança de Abdullab Ocalan, preso em 1999 e que cumpre sentença de prisão perpétua. É um grupo marxista que luta pela independência do Curdistão e sua unificação territorial sob um Estado socialista. O PKK é considerado organização terrorista pelos Estados Unidos, União Européia e Otan.

Controvérsia com os EUA – Ao autorizar seu Exército a invadir o Iraque para neutralizar as bases do PKK, o Parlamento turco reconhece que os Estados Unidos, principal força de ocupação do território iraquiano, não prioriza o combate ao terrorismo curdo. Mas Washington não quer o acirramento de um conflito que criaria novo foco de tensão e fortaleceria a Síria, que se aliaria ao governo turco. Os EUA também sabem que uma intervenção turca teria efeitos negativos na Otan, da qual a Turquia é membro.

Ancara – O Parlamento da Turquia aprovou ontem (com 507 votos contra 19) uma medida que autoriza uma ação militar no norte do Iraque para combater rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). A medida vale por um ano.

Ao saber da aprovação, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu que a Turquia não lance uma ofensiva na região. "Nós queremos deixar claro à Turquia que, em nossa opinião, não é de seu interesse enviar militares para o Iraque’’, disse Bush.

Os EUA, que têm a Turquia como um aliado na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), alegam temer que uma incursão na região desestabilize uma das áreas consideradas pelos americanos das mais seguras no Iraque. Outro temor que os EUA divulgaram foi o de que uma possível ação incentive outros países a intervir na região.

Instabilidade

A concentração das forças americanas está no centro e no sul do Iraque, áreas consideradas mais instáveis pelos EUA. "Nós tomamos alguns passos, mas eles foram inadequados e nós estamos tentando melhorar nossa cooperação entre o Iraque a Turquia’’, disse Brent Scowcroft, um ex-conselheiro do Conselho Nacional de Segurança dos EUA.

Parte dos territórios da Turquia e do Iraque pertencem à uma área chamada de Curdistão, que também abrange partes da Síria, Azerbaijão e Armênia. No Curdistão, a maioria da população é curda (grupo étnico não-árabe).

Os curdos se consideram o maior grupo étnico sem Estado do mundo e, desde 1984, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão reivindica um território autônomo. A Turquia é um dos países no qual o PKK mais atua e os turcos afirmam que os rebeldes se escondem no norte do Iraque, de maioria turca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]