• Carregando...

Estrasburgo, França (AE) – O Parlamento Europeu criará uma comissão temporária, destinada a investigar se são verdadeiras as informações sobre supostos vôos e prisões secretas da CIA na Europa. A Conferência de Presidentes do PE tomou a decisão que cria uma "comissão temporária", evitando uma comissão de investigação, disseram fontes parlamentares.

Na conferência se decidiu criar a comissão "ad hoc sobre a suposta utilização de países europeus por parte da CIA para o transporte e a detenção ilegal de prisioneiros". Detalhes práticos dos trabalhos serão determinados na reunião plenária do PE em janeiro, em Estrasburgo. Esses detalhes incluirão o mandato da comissão e sua composição.

Segundo as normas do PE, a comissão temporária -- criada no passado, por exemplo, para analisar o caso do afundamento do petroleiro "Prestige" na costa da Espanha -- tem menos poderes que uma comissão de investigação.

O serviço jurídico do PE havia emitido parecer considerando que não há indícios suficientes de "infração ou má administração do direito comunitário", única causa que pode motivar a abertura de uma comissão de investigação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]