• Carregando...
Francês mostra cartão de eleitor, enquanto espera na fila para votar | Eric Gaillard/Reuters
Francês mostra cartão de eleitor, enquanto espera na fila para votar| Foto: Eric Gaillard/Reuters

Hollande vence Sarkozy por margem de 2 a 3 pontos, segundo pesquisas

O candidato socialista François Hollande é o vencedor do primeiro turno das eleições presidenciais francesas, derrotando o atual chefe de Estado, Nicolas Sarkozy, a quem voltaria a enfrentar no segundo turno, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa da Bélgica.

A rede de televisão "RTBF" informou que, de acordo com pesquisas cuja autoria não revela, Hollande obterá 27% dos votos, dois pontos percentuais a mais que Sarkozy.

O site do jornal "Le Soir", por sua vez, cita uma pesquisa do instituto Opinionway, segundo a qual Hollande receberá entre 27% e 30% dos votos, contra 25% e 27% do candidato conservador.

Saiba mais

A participação no primeiro turno do pleito presidencial na França chegou a 70,59% dos eleitores às 17h locais (12h de Brasília), informou neste domingo o Ministério do Interior.

Esse índice de participação é ligeiramente inferior aos 73,8% registrados no mesmo horário do primeiro turno da eleição anterior, realizada em 2007. A participação total na primeira rodada de votação de cinco anos atrás foi de 83,77%, com uma abstenção, portanto, de 16,23%.

Os eleitores dos territórios ultramarinos franceses e os que moram em outros países foram às urnas ontem, mas na França a votação começou hoje às 8h locais (3h de Brasília) e terminará às 20h locais (15h de Brasília) em grandes cidades como Paris, Marselha, Lyon e Bordeaux.

Os dez candidatos - entre eles o atual presidente, Nicolas Sarkozy; seu rival socialista, François Hollande; a ultradireitista Marine Le Pen e o aspirante da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon - compareceram a seus respectivos colégios eleitorais antes do meio-dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]