• Carregando...

O Partido Liberal Democrata, do primeiro-ministro Junichiro Koizumi, lidera com ampla vantagem a caminho de uma vitória esmagadora as eleições parlamentares, segundo pesquisas de boca-de-urna divulgadas pela TV japonesa. A vitória de Koizumi permite um estreitamento no relacionamento entre o Japão e os Estados Unidos, e apoio a Koizumi para realizar um amplo mandato para a realização de reforma.

A pesquisa divulgada pela rede de TV NHK mostrou que o PLD, que faz um governo de coalizão, poderia vencer garantindo entre 285 a 325 assentos na câmara com 480 votantes.

As estimativas da NHK estão alinhadas às previsões de outras emissoras privadas, incluindo a TBS, que informou que o PLD poderia ganhar com entre 298 e 313 votos.

Esta seria uma vitória bastante significativa para Koizumi, que apostou sua carreira política em estratégias com apelo populista aos eleitores para apoiar seu plano de privatizar o sistema postal do Japão, que inclui negócios bancários e de seguros.

A NHK também estima que o PLD e seu parceiro, o Partido New Komeito, poderiam vencer numa combinação total com resultados entre 313 e 361 assentos, permitindo que dominassem completamente a câmara baixa (correspondente à câmara dos deputados no regime presidencialista).

Koizumi anunciou as eleições depois que rebeldes do PLD ajudaram a oposição a recusar projetos na câmara alta para privatizar o sistema postal do país, uma megaindústria financeira com US$ 3 trilhões em ativos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]