• Carregando...

Para ganhar as eleições legislativas de 2 de dezembro, o partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, oferece aos eleitores mochilas, vodca e outros brindes, denunciaram nesta quarta-feira (31) duas ONG independentes.

A ONG Transparência Internacional, que estuda a corrupção, e a associação russa Golos (financiada por ocidentais), que observa as eleições, denunciaram durante uma entrevista coletiva "a onipresença midiática" "os subornos disfarçados" e "a propaganda desonesta" do partido Rússia Unida.

Em setembro e outubro, o Rússia Unida foi elogiado na televisão e na imprensa escrita 412 vezes, contra 168 para o Rússia Justa (esquerda pró-Kremlin), 158 para os comunistas e 141 para o LDPR (ultranacionalista), frisou Elena Panfilova, diretora da Transparência Internacional na Rússia.

Panfilova também qualificou de "subornos disfarçados" os presentes com o logotipo do Rússia Unida distribuídos aos eleitores, como luvas, vodca ou mochilas, antes mesmo do lançamento oficial da campanha, no dia 3 de novembro.

"A Comissão Eleitoral Central sustenta que isso não pode ser considerado propaganda eleitoral porque não há apelo para votar no partido", disse Panfilova.

"Além disso, não sabemos com que fundos esses presentes são financiados", acrescentou.

Lilia Chibanova, diretora da Golos, criticou os altos funcionários e governadores do Rússia Unida que "incentivam abertamente a votar no partido durante reuniões de trabalho que não têm nada a ver com a campanha".

"O recurso abusivo aos fundos administrativos com fins eleitorais é muito mais importante que durante a campanha de 2003", destacou Panfilova.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]