O principal partido da oposição do Japão escolheu um líder que expressou apoio às políticas econômicas do primeiro-ministro Shinzo Abe, indicando que Abe não deve encontrar forte resistência no Parlamento.

CARREGANDO :)

O Partido Democrático elegeu neste domingo (18) Katsuya Okada, de 61 anos, um ex-ministro do Exterior que liderou o partido em 2004 e 2005. Ele derrotou Goshi Hosono, ex-ministro do Meio Ambiente. Akira Nagatsuma, ex-ministro da Saúde, terminou em terceiro lugar.

"Eu não tenho intenção de rejeitar completamente as 'Abenomics'", disse Okada durante sua campanha, em referência às políticas de Abe. "Ao contrário, há muitas áreas nas quais eu gostaria de dizer a ele: 'Vá em frente. Acelere o passo.'", disse.

Publicidade

Okada disse que apostou na desregulamentação para ampliar a produtividade do Japão, em concordância com uma das políticas de Abe. Mas ele criticou a crescente distância entre ricos e pobres sob o mandato de Abe, cujas decisões ampliaram os ganhos corporativos e os preços das ações, enquanto falharam em ampliar salários para a maioria dos japoneses. No entanto, Okada deu poucos detalhes específicos sobre o que poderia ser feito de maneira diferente.

O primeiro-ministro tem cooptado amplamente a pauta da oposição e seus defensores em sindicatos ao pedir a executivos para aumentar salários.

Veja também
  • Primeiro-ministro japonês promete apoio a países do Oriente Médio que combatem Estado Islâmico