• Carregando...

Pegadas fossilizadas deixadas por um grande carnívoro no leito de um lago no norte da Espanha há 125 milhões de anos são um forte indício de que pelo menos alguns dinossauros eram bons nadadores, disseram cientistas na quinta-feira.

Os dinossauros dominaram a terra entre 230 e 65 milhões de anos atrás. Já seu desempenho na água é menos notório.

Havia enormes répteis totalmente marinhos na mesma época, incluindo os plesiossauros e ictiossauros, mas eles não eram dinossauros - apenas parentes muito distantes.

Em artigo na revista Geology, os pesquisadores liderados por Loic Costeur, da Universidade de Nantes, na França, descreveram pegadas fossilizadas no arenito, deixadas por dinossauros que nadaram em águas com cerca de 3,2 metros de profundidade, roçando o fundo do lago com suas patas.

"O animal usava um movimento de remo pélvico, em grande parte como as aves aquáticas vivas", disse Costeur por email.

Havia doze "pegadas de natação" ao longo de 15 metros, inclusive com algumas ranhuras longas e finas. As marcas sugerem que os dinossauros estavam nadando contra a corrente, tentando manter o rumo, segundo os pesquisadores.

Pelo formato e natureza das marcas, elas foram deixadas por um grande terópode bípede, e não por um grande crocodilo, embora eles já existissem na época. Os terópodes são grandes carnívoros, como o Tiranossauro e o Alossauro, ambos da América do Norte.

Os cientistas vêm buscando provas de que os dinossauros -- assim como os tigres, elefantes e outros grandes mamíferos de hoje -- podiam nadar quando as circunstâncias exigiam, como para escapar de enchentes, cruzar rios ou caçar em ecossistemas alagados.

Já haviam sido achadas pegadas fossilizadas aparentemente deixadas por dinossauros que nadassem, mas várias dessas evidências eram contestadas e não tão reveladoras quanto as novas.

As novas pegadas representam a primeira evidência definitiva de um comportamento "ativo" como nadadores, e são os melhores registros do nado entre terópodes, segundo os pesquisadores.

A descoberta também amplia a gama de idéias sobre o comportamento dos dinossauros, acrescentou Costeur, já que indica que eles prosperaram em ambientes aquáticos.

As pegadas foram descobertas há três anos na região espanhola de La Rioja, segundo Costeur, que as considerou em "excelente conservação".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]