• Carregando...

O perfil dos donos de armas de fogo nos Estados Unidos corresponde ao de um homem branco, casado e que reside no sul do país, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4) pelo Instituto Gallup.

O Congresso americano atualmente debate a possibilidade de restringir a venda de armas por lei nos EUA e, nesta segunda-feira, o presidente Barack Obama realizou um novo discurso em Minnesota a favor da proibição.

O Gallup situou os homens brancos com mais de 30 anos como o principal obstáculo de Obama neste projeto.

Entre as minorias estão presente as mulheres (15% das entrevistadas possui uma arma), os jovens (20%) e os hispânicos, que, com 18%, são o grupo étnico que menos armas possui, atrás dos negros (21%) e dos brancos (33%).

Mesmo assim, as diferenças mais evidentes não ocorrem por raça, mas no gênero, pois cerca de 45% dos homens andam armados, enquanto apenas 15% das mulheres possuem porte legal, com 39% sendo conservadores e 17% progressistas.

Além disso, 37% dos entrevistados são casados, enquanto 22% são solteiros.

"O modelo estatístico assinala que as possibilidades de encontrar um homem proprietário de uma arma são até cinco vezes superiores às de encontrar uma mulher", indica um comunicado do Gallup.

Na geografia, o sul desponta com 38% dos portadores de armas, seguido do meio oeste (29%), do oeste (27%) e do leste (21%).

"No total, 30% dos entrevistados afirmou ser proprietário de uma arma e outros 14% afirmaram viver em uma casa onde há uma arma, apesar de não ser o dono", mostrou a pesquisa.

Os resultados do Gallup são oriundos de seis mil entrevistas com adultos americanos que a companhia realizou entre 2007 e 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]