• Carregando...

O México incorpora a fronteira entre os povos latinos e os Estados Unidos. Veja o perfil do país, que realiza pela primeira vez eleições amplamente democráticas:

Demografia – Os 106 milhões de habitantes estão espalhados por 1,97 milhão de quilômetros quadrados, principalmente na Cidade do México, que tem perto de 20 milhões de habitantes.

Cultura – O país latino fala espanhol ou castelhano. São reconhecidas oficialmente 62 línguas indígenas, das quais a mais falada é o Nahuatl. A independência do México foi reconhecida pela Espanha em 1821.

Vizinhança – A economia mexicana foi impulsionada pelo Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), a partir de 1994. No entanto, as indústrias instaladas no México dependem muito do que ocorre nos Estados Unidos e, nos últimos anos, agravaram a recessão no país latino. A migração é outro ponto de ligação entre os dois países. Estima-se que cerca de 3 milhões de mexicanos vivem nos EUA.

Política – A eleição de 2000 foi a primeira considerada sem fraudes. Na época, o oposicionista Vicente Fox obteve 42,5% dos votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]