O ex-agente americano da NSA (Agência de Segurança Nacional) Edward Snowden gravou uma mensagem de Natal para um canal de televisão britânico em que critica novamente as espionagens ilegais.

CARREGANDO :)

"Juntos, podemos encontrar um melhor equilíbrio, acabar com a vigilância em massa e lembrar o governo de que, se realmente quer saber o que sentimos, perguntar é sempre mais barato do que espionar", afirmou.

A gravação, de pouco mais de um minuto e feita em Moscou, foi transmitida pelo Channel 4, que historicamente oferece todo ano uma mensagem natalina como alternativa à da Rainha Elizabeth 2ª.

Publicidade

Snowden, pivô dos vazamentos de documentos secretos sobre a espionagem feita pelos Estados Unidos, apareceu na rede britânica cerca de uma hora depois do discurso da soberana.

Segundo o ex-agente da NSA, o debate de hoje vai determinar o nível de confiança possível de colocar na tecnologia usada e na regulação que os governos farão em torno disso.

"Uma criança que nasce hoje irá crescer sem nenhum conceito de privacidade. Eles nunca vão saber o que significa ter um momento privado para si mesmos, não registrado, um pensamento não analisado", afirmou. "E isso é um problema, porque privacidade importa, é o que nos permite determinar quem somos e quem queremos ser."

Antes da mensagem de Natal, Snowden havia dado uma entrevista na segunda-feira ao jornal americano "The Washington Post". "Para mim, em termos de satisfação pessoal, a missão já foi cumprida. Já venci", afirmou.

"Assim que os jornalistas puderam começar a trabalhar, tudo o que eu tinha tentado fazer foi validado. Porque, lembrem, eu não queria mudar a sociedade. Queria dar à sociedade a oportunidade de determinar se deveria mudar a si mesma", disse.

Publicidade
Veja também
  • Edward Snowden afirma que sua missão "está cumprida"
  • CIA ajudou a matar "dúzias" de guerrilheiros, diz jornal
  • Israelenses exigem fim de espionagem dos EUA
  • EUA revelam detalhes sobre vigilância do governo Bush