• Carregando...
Peru atualiza números da pandemia e relata número de mortos quase três vezes maior do que o anterior
Peru atualiza números da pandemia e relata número de mortos quase três vezes maior do que o anterior| Foto: BigStock

O Peru atualizou, nesta segunda-feira (31), os números da Covid-19 e informou que os mortos pela doença no país somam 180.764, um número quase três vezes maior do que o anunciado anteriormente. No domingo, esta cifra estava em 69.342.

O anúncio foi feito no palácio presidencial por uma equipe técnica de cientistas peruanos e de órgãos internacionais, criada em abril para analisar e atualizar os números de mortos pelo coronavírus no país sul-americano. Os óbitos que agora foram contabilizados ocorreram entre o início de março de 2020 e 22 de maio deste ano.

O ministro de Saúde do Peru, Óscar Ugarte, explicou em entrevista coletiva que houve mudança nos critérios para classificar os óbitos causados por Covid-19. "Antes eram consideradas apenas [as mortes] confirmadas por exame diagnóstico positivo", afirmou. Segundo o governo, a subnotificação ocorria pela falta de testes, entre outras causas.

A partir de agora, as autoridades do país registrarão como morte por Covid-19 os óbitos que atenderem ao menos um de sete critérios técnicos, incluindo aqueles que ocorrerem em 60 dias após teste PCR ou teste serológico positivo, os que tiverem exames radiológicos ou de tomografia compatíveis com pneumonia causada por coronavírus, casos suspeitos de Covid que apresentam quadros clínicos compatíveis com a doença, entre outros.

Com a atualização, o Peru sai da 12ª posição e passa a ocupar o primeiro lugar entre os países com as taxas mais altas de mortos da pandemia em relação à população, de acordo com levantamento do Our World in Data. São mais de 5.500 vítimas por milhão de habitantes. Até então, a Hungria tinha as piores taxas, com mais de 3 mil mortes por habitantes.

O Peru foi um dos países latino-americanos mais atingidos pela pandemia, que causou superlotação em hospitais e falta de oxigênio médico. Especialistas já alertavam que o número de mortos por coronavírus estava sendo subestimado no país.

Os peruanos escolherão seu novo presidente no segundo turno das eleições no dia 6 de junho. Ainda não há definição sobre quem vencerá a disputa; uma pesquisa eleitoral divulgada na sexta-feira indica que os candidatos Keiko Fujimori e Pedro Castillo estão empatados tecnicamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]