• Carregando...

Lima – Peru realiza amanhã uma eleição presidencial crucial, em que o nacionalista Ollanta Humala é o favorito para passar para o segundo turno, embora sua queda nas pesquisas de opinião dê esperanças à conservadora Lourdes Flores e ao social-democrata Alan García. Segundo a Datum, Humala lidera com 26% das intenções de voto, e Lourdes e García empatam com 24%. Todas as pesquisas mostram que Humala vem perdendo votos, o que indica que há empate técnico, diante da multidão de indecisos.

A possível vitória de Humala preocupa investidores estrangeiros e alguns setores financeiros peruanos devido à sua proposta de nacionalizar indústrias estratégicas do país — como a dos hidrocarbonetos. O tratamento às empresas estrangeiras foi tema polêmico na campanha, bem como o alinhamento do Peru à Venezuela ou aos Estados Unidos. Esses dois assuntos interferem nos interesses do Brasil.

O atual presidente, Alejandro Toledo, buscou aproximar o Peru do Brasil. Ele não apóia nenhum candidato. Humala tende a manter a linha de aproximação política, mas teria tendência ao autoritarismo e deve exigir mais dos investidores.

Se a tendência geral se confirmar, as eleições servirão para definir o concorrente de Humala para o segundo turno.Se Flores vencer, Humala corre sério risco de perder o segundo-turno, segundo os analistas, que encontram sérias dificuldades para se posicionar. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Lima mostra Humala com 29,2 % dos votos e Flores com 25,6%, mas Humala perderia o segundo turno tanto para Garcia como para Flores, conforme essa consulta. As eleições de amanhã estão nas mãos dos indecisos, que chegam a somar 15% nas pesquisas.

Os três candidatos encerraram a campanha quinta-feira à noite com showmícios concorridos, nos quais não faltaram promessas vagas, apresentações musicais e ataques mútuos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]