• Carregando...
A imagem mostra o líder do partido conservador Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, após votar em Atenas, neste domingo (7).
O líder do partido conservador Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, após votar em Atenas, neste domingo (7). Foto: Aris Messinis | AFP.| Foto:

A Grécia deverá eleger um governo conservador nas eleições deste domingo (7). É o que aponta o resultado de uma primeira pesquisa de boca de urna. Segundo o levantamento, o Partido da Nova Democracia, de centro-direita, deve ganhar entre 38% e 42% dos votos válidos, provavelmente fazendo de seu líder pró-mercado, Kyriakos Mitsotakis, o próximo primeiro-ministro.

O partido de esquerda Syriza do primeiro-ministro Alexis Tsipras - que tentou enfrentar os credores alemães depois de ganhar o poder em 2015, mas foi forçado a recuar e seguir políticas rígidas de austeridade -, levou entre 26,5% e 30,5% dos votos, segundo a pesquisa.

Leia também: Este país não reformou a previdência. Hoje, sua população está quase 50% mais pobre

Os eleitores gregos esperam que Mitsotakis leva ao país a uma nova direção, depois de anos de lenta recuperação econômica. O Syriza atendeu às duras metas fiscais dos credores e é criticado, principalmente, por elevar os impostos a um nível que a maioria dos economistas diz ser prejudicial ao crescimento do país.

Mitsotakis, um ex-banqueiro de 51 anos, educado nos Estados Unidos, fez campanha por impostos mais baixos, menos burocracia e uma Grécia mais amigável para os negócios. Ele prometeu dobrar o ritmo do crescimento econômico grego para 4% ao ano e desbloquear rapidamente os investimentos mantidos pela ambivalência do Syriza em relação ao capital estrangeiro.

Os desafios incluem metas fiscais ainda rígidas acordadas com outros governos da zona do euro. A Alemanha e outros credores querem que a Grécia continue administrando um superávit orçamentário, excluindo juros, de 3,5% do produto interno bruto, apesar do estado recessivo da economia do país. O PIB grego ainda está 24% abaixo do seu pico pré-crise.

Crise

A Grécia resgatou a sua autonomia financeira em 2018, após passar oito anos sob um regime de austeridade supervisionado pelas autoridades da zona do euro e pelo Fundo Monetário Internacional. Depois de sofrer a mais profunda depressão em um país desenvolvido desde a década de 1930, a economia da Grécia está finalmente crescendo, mas a um ritmo de apenas 2% ao ano. Se não melhorar sua trajetória de crescimento, a Grécia alcançará o PIB que tinha antes da crise apenas em 2033, segundo a consultoria Oxford Economics.

O novo governo de Mitsotakis pode ser empossado na terça-feira. O partido garante que, caso assuma o poder, lutará por um sistema tributário simplificado, para reduzir a burocracia e tornar o Estado grego mais enxuto e eficiente.

Os mercados financeiros reagiram com entusiasmo à perspectiva de um governo conservador desde que Tsipras convocou eleições antecipadas em maio. Os rendimentos de títulos gregos melhoraram, enquanto o mercado acionário grego se recuperou durante semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]