• Carregando...
Escavações mostram muros de uma cidade antiga e descrita como “monstruosa” pelos arqueólogos: para o grupo que a estuda, pode ser Sodoma | / Facebook
Escavações mostram muros de uma cidade antiga e descrita como “monstruosa” pelos arqueólogos: para o grupo que a estuda, pode ser Sodoma| Foto: / Facebook

Um grupo de arqueólogos diz ter encontrado as ruínas da cidade bíblica de Sodoma. De acordo com os pesquisadores, liderados por Steven Collins, professor de Estudos Bíblicos da Universidade de Trinity, no Novo México, a cidade está localizada em um sítio arqueológico no Vale do Jordão chamado Tall el-Hammam.

Segundo a Bíblia, Sodoma, assim como Gomorra, foi destruída por Deus com fogo e enxofre por conta do excesso de maldade e pecado de seus habitantes. Embora vários tenham tentado, arqueologistas nunca conseguiram provar a existência do local.

Passagens secretas na tumba de Tutancâmon podem solucionar grande mistério da arqueologia

Uma nova investigação na tumba da múmia mais famosa da história, a do faraó Tutancâmon (falecido em 1327 a.C), mostrou fortes evidências de que pode haver ali duas câmaras secretas, revelou o ministro de Antiguidades do Egito, Mamdouh Eldamaty, nesta terça-feira (29).

Leia a matéria completa

Desde 2005, Collins e seu time estudam o sítio arqueológico de Tall el-Hammam. Depois de 10 anos de escavações, o grupo adiciona novas informações sobre um achado que tem explorado há algum tempo: “uma mina de ouro de estruturas monumentais e artefatos”. Segundo os arqueólogos, estes escombros são de uma cidade poderosa que provavelmente existiu entre 3500 e 1540 a.C, durante a chamada Idade do Bronze (período marcado pelo desenvolvimento deste metal).

De lá para cá, seu time descobriu evidências de uma grande muralha de defesa na cidade, uma estrutura que parece ter sido de um palácio e um complexo da Idade do Bronze. Neste ano, os pesquisadores encontraram mais torres e portões.

Collins observou que Tall el-Hammam parece ter sido uma das maiores cidades do leste de “Kikkar”, uma palavra hebraica que descreve as planícies perto do Rio Jordão. Ele também aponta que a cidade está estrategicamente localizada perto de recursos aquíferos antigos e de rotas comerciais importantes na época.

A descrição bate com a do texto sagrado, que descreve Sodoma como uma grande cidade localizada em uma rota comercial popular e bem abastecidade de água.

Segundo o professor, são grandes as chances de que o texto bíblico se referia a Tall el-Hammam quando falava em Sodoma. “Tall el-Hammam preenche todos as descrições de Sodoma dispostas na Bíblia”, disse Collins ao site Popular Archaeology.

Os pesquisadores descobriram ainda que esta cidade teve um fim inesperado perto do fechamento da Idade do Bronze, época que o pesquisador acredita ser a de Abraão e Ló (citados na Bíblia). Não se sabe o que levou à destruição, mas não é descartada a possibilidade de que ela tenha sido destruída pelo fogo.

Collins não está sozinho em sua busca pelas ruínas de Sodoma e Gomorra. Outros estudiosos concordam que as cidades surgiram no início da Era de Bronze e que estão localizadas em diferentes regiões perto do Mar Morto.

Hersehl Shanks, editor da revista Biblical Archaeology Review concorda que Tall el-Hammam pode ser o local da antiga Sodoma, mas ele alerta para o caráter teológico do texto. “Questões teológicas não são objeto de atestado científico -- ou de não atestado. Mas, quem escreveu este texto [bíblico] tinha algum local em mente quando disse que Deus destruiu Sodoma.

“Tall el-Hammam é uma candidata excelente para ser este lugar”, disse Shanks ao jornal The Huffington Post.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]