• Carregando...
coronavírus wuhan
Centro de exposições é transformado em centro de atendimento para pacientes com sintomas leves de coronavírus, em Wuhan| Foto: Divulgação/China/AFP

O número de mortes por coronavírus na China continua aumentando exponencialmente. Nesta quinta-feira, autoridades chinesas confirmaram a morte de mais 73 pessoas em apenas um dia, elevando o total para 563. Fora da China continental, duas mortes foram registradas em Hong Kong e nas Filipinas, mas o número de infectados além das fronteiras chinesas está perto dos 300. O Japão é o país mais afetado até o momento, com 45 casos confirmados.

Enquanto o vírus se espalha pelo mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um plano de resposta à epidemia chinesa que deve custar US$ 675 milhões entre os meses de fevereiro e abril deste ano. "Minha maior preocupação é que hoje existem países que não possuem os sistemas para detectar pessoas que contraíram o vírus, mesmo que ele surgisse", disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Os objetivos do plano global da OMS são limitar a transmissão do coronavírus entre humanos, principalmente nos países mais vulneráveis, caso enfrentem um surto; identificar, isolar e cuidar dos pacientes precocemente; comunicar informações críticas sobre riscos e eventos; minimizar o impacto social e econômico; reduzir a propagação de vírus de fontes animais; e abordar incógnitas cruciais.

Mais de 28 mil pessoas foram diagnosticadas com coronavírus e cerca de 1.300 já se recuperaram.

Taiwan fecha suas portas

O cruzeiro japonês Diamond Princess está em quarentena por causa do coronavírus | Foto: Kazuhiro NOGI / AFP
O cruzeiro japonês Diamond Princess está em quarentena por causa do coronavírus | Foto: Kazuhiro NOGI / AFP| AFP

O governo de Taiwan anunciou nesta quinta-feira (6) que suspendeu os serviços online de visto para cidadãos de Macau e Hong Kong. A partir de sexta-feira, as pessoas que já têm visto de entrada no território terão que ficar em isolamento por 14 dias. As autoridades de saúde do país também barraram a ancoragem de cruzeiros em seus portos, depois que 20 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus em um navio japonês.

O cruzeiro Diamond Princess, com mais de 3.700 pessoas a bordo, está em quarentena e as pessoas infectadas estão sendo levadas para atendimento médico na cidade de Kanagawa, no Japão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]