Unidade de energia flutuante Akademik Lomonosov sendo rebocada do porto ártico de Murmansk, noroeste da Rússia| Foto: Divulgação/Rosatom/AFP
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A agressão do Irã e o comércio com a China podem dominar as manchetes referentes à política externa dos Estados Unidos, mas um plano recentemente anunciado pela Rússia para aumentar sua presença no Ártico deve chamar a atenção dos americanos.

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O Plano de Desenvolvimento da Rota do Mar do Norte – conhecido como plano NSP, na sigla em inglês - marca um esforço da Rússia, que já vem sendo empregado há 15 anos, para fortalecer sua presença no Ártico, concentrando-se no desenvolvimento da Rota do Mar do Norte.

O plano NSP, aprovado pelo ex-primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev em 21 de dezembro, “inclui até 84 pontos e abrange uma ampla gama de prioridades, desde o desenvolvimento da infraestrutura necessária e a construção de novos navios até o mapeamento de recursos naturais e o lançamento novos satélites e equipamentos meteorológicos”.

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Projetado para obter mais recursos, ampliar a logística e tornar a Rússia mais poderosa no Ártico, o plano deve ser iniciado em 2020, com conclusão prevista até 2035. Ele está de acordo com um decreto presidencial de 7 de maio de 2018, que declara que a Rússia precisa aumentar o fluxo de carga pela Rota do Mar do Norte em pelo menos 80 milhões de toneladas.

Em 2018, 18 milhões de toneladas viajaram pela costa – um aumento de 80% em relação a 2017. Em 2019, 26 milhões de toneladas de carga passaram pela área. Com o Plano NSP, as rotas terrestres, aéreas e marítimas estarão disponíveis para o transporte de mercadorias e pessoas.

Isso não deveria surpreender ninguém, porque a Rússia nos últimos anos aumentou constantemente sua presença militar e econômica no Ártico em busca de oportunidades econômicas e procurou, por meios militares, tornar o Ártico seu próprio quintal. Em 2007, os russos até fincaram sua bandeira no fundo do mar do Ártico, sob o Polo Norte.

Além disso, a Rússia renovou ou construiu do zero pelo menos sete bases militares na região. O país divulgou que os huskies siberianos seriam treinados para atrair pessoal e equipamentos militares para áreas onde veículos militares não podem passar por causa do terreno e divulgou que planejava instalar uma “cúpula de defesa aérea” feita de mísseis S-400 em toda a região.

Embora grande parte do progresso da Rússia no Ártico nos últimos anos tenha sido dedicado à segurança, o Plano NSP concentra-se fortemente no potencial de maior envolvimento econômico daqui para frente. Ele prevê uma Rota do Mar do Norte, que a Rússia espera que seja um grande benefício para sua economia estagnada.

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Ferrovias

Segundo o plano, na primeira metade desta nova década, o governo russo decidirá se continuará construindo várias linhas ferroviárias em todo o país. Até o final de 2022, será tomada a decisão de continuar a linha ferroviária de Belkomur que ligaria Perm nas montanhas do Ural à cidade portuária do Ártico de Arkhangelsk.

Também decidirá sobre as linhas ferroviárias de Sosnogorsk a Indiga, de Sabetta a Novyj Urengoj, que também poderiam servir para impulsionar o comércio no Ártico, bem como um que atravessaria o rio Ob até Novy Urengoy e Nadym. O governo também planeja concluir o Centro de Transporte de Murmansk, com uma ferrovia de 46 quilômetros e várias instalações portuárias ao longo do oeste da Baía de Kola, até dezembro de 2021.

Quatro aeroportos civis serão melhorados nos próximos anos: Amderma, no oeste, e Pevek, Chersky e Keperveyem no leste. Além disso, uma operação de dragagem no Golfo de Ob, prevista para ser concluída em dezembro de 2021, permitirá a passagem de navios maiores.

Navios quebra-gelo

Finalmente, talvez o aspecto mais significativo do plano seja a implantação de pelo menos 40 novas embarcações no Ártico, incluindo oito quebra-gelo movidos a energia nuclear e 16 navios de resgate e apoio até 2035. Alguns desses navios serão quebra-gelo da classe Lider, permitindo que eles rompam o gelo do Ártico extremamente espesso e abram rotas de navegação amplas o suficiente para grandes navios comerciais.

O plano NSP também inclui planos para atualizar vários quebra-gelo nucleares e veículos para fins especiais de materiais nucleares.

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Os Estados Unidos e seus aliados no Ártico fariam bem em acompanhar de perto não apenas a militarização russa do Ártico, mas também investimentos econômicos planejados no alto norte. O plano é um esforço ambicioso para expandir a presença da Rússia no Ártico, mas o quanto desse plano dará frutos ainda está por ser visto.

O que está claro neste momento é que a maneira como o Ártico continua a impulsionar o pensamento estratégico russo deve preocupar os EUA e seus aliados.

*Rachael Menosky é assistente de pesquisa e administração do Thatcher Center da The Heritage Foundation.

© 2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.