• Carregando...

Dezesseis pessoas foram presas em duas operações antiterrorismo da polícia britânica em Londres e Manchester. Quatorze foram detidas durante a madrugada na capital britânica pela brigada antiterrorismo da Scotland Yard sob a suspeita de preparação de atos terorritas.Em outra operação distinta, a polícia de Manchester deteve dois outros indivíduos em várias operações em busca de terroristas.

Os detidos em Londres são suspeitos de "recrutar ou estimular a outros de participar em atividades terroristas". A rede de televisão estatal BBC informou que 12 pessoas foram detidas em um restaurante da zona sul da cidade, que tem uma clientela essencialmente muçulmana.

- Foi surpreendente; de repente, muitos policiais chegaram. Eram mais de 50 ou 60. Entraram porque suspeitavam de certos clientes e falaram com eles. Interrogaram eles durante mais de uma hora, duas horas. Depois detiveram vários, contou à BBC o proprietário do restaurante, Madi Blyani.

A 13ª detenção aconteceu em outro restaurante da zona leste de Londres e a última em um local não divulgado.

"Estas detenções aconteceram depois de vários meses de vigilância e investigação, em uma operação conjunta entre o departamento antiterrorista e a unidade especial das forças de segurança", disse um porta-voz da polícia metropolitana.

Os homens foram levados para interrogatórios sob suspeita de cometer, preparar ou instigar atos terroristas, acrescentou.

A Scotland Yard fez questão de destacar que as prisões não estão relacionadas às detenções realizadas na investigação do suposto plano para explodir em pleno vôo aviões comerciais entre a capital britânica e os Estados Unidos, descoberto há três semanas. Quinze pessoas foram detidas por suposto envolvimento no complô frustrado.

A operação também não está relacionada à investigação sobre os atentados suicidas de 7 de julho de 2005 contra os transportes públicos de Londres, que deixaram 52 mortos e 700 feridos, acrescentou a polícia inglesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]