Manifestantes saíram às ruas, no Texas, para protestar contra a ação do policial| Foto: MIKE STONE/REUTERS

O policial que agrediu uma adolescente negra durante uma festa em uma piscina em McKinney, subúrbio de Dallas, no Texas, na sexta-feira, Eric Casebolt, pediu nesta terça-feira (9) exoneração de seu trabalho, informaram seus advogados.

CARREGANDO :)

Casebolt estava suspenso do trabalho, mas sem deixar de receber salário, desde que um vídeo do incidente apareceu nas redes sociais em que é possível ver o agente fazer uso desproporcional da força para imobilizar a adolescente e depois apontar com sua arma contra um grupo de jovens que tentavam defendê-la.

O chefe do Departamento de Polícia de McKinney, Greg Conley, qualificou a atuação de Casebolt como “indefensável” durante uma entrevista coletiva posterior ao anúncio, na qual garantiu que o agente renunciou voluntariamente.

Publicidade

“Nossos policiais, nosso treinamento e nossas práticas não têm nada a ver com este tipo de ação. Como mostra o vídeo, ele estava fora de controle durante o incidente. Havia 12 agentes no local e 11 atuaram de acordo com o treinamento”, acrescentou Conley.

O chefe policial esclareceu que Casebolt receberá uma pensão e manterá os benefícios derivados do tempo de serviço como policial.

O Departamento de Polícia de McKinney retirou as acusações contra o jovem de 18 anos Adrian Martin, o único que foi detido no incidente da piscina.

Sexta-feira vários jovens negros foram, organizados pelas redes sociais, a uma festa na piscina pública de Craig Ranch, um bairro de maioria branca em McKinney.

Publicidade

Aparentemente começou uma discussão entre estes jovens e os frequentadores habituais da piscina, moradores de Craig Ranch.

Segundo algumas versões, o detonador da briga foi o comentário de uma mulher que sugeriu aos jovens, de forma depreciativa, que retornassem à “Seção 8”, um bairro humilde e de maioria afro-americana.

Outras versões apontam que os adolescentes tiveram um comportamento pouco civilizado, o que irritou os outros usuários.

Veja também
  • Sem ostentação, Brad Pitt e Angelina Jolie voam em classe econômica para a Europa
  • Ataque em templo no Egito revive temor sobre pontos turísticos como alvos

Segundo o primeiro comunicado policial, quando chegaram ao local, os agentes “encontraram a uma multidão de jovens que se recusaram a cumprir suas ordens”. A polícia enfatizou na nota que os jovens eram “alheios ao bairro”.

Publicidade

Todo o incidente foi gravado em um vídeo que viralizou pelas redes sociais e provocou grande indignação no país, que tem vivido nos últimos meses vários escândalos por casos de brutalidade policial.

Em resposta à agressão policial, cerca de 500 pessoas se reuniram nesta segunda-feira pacificamente na piscina.

Em McKinney, um subúrbio de Dallas, 78% da população é branca, e apenas 10% são afro-americanos. EFE