A enorme vitória dos republicanos nas eleições de meio de mandato para o Congresso dos Estados Unidos tem potencial para minar as intenções do presidente Barack Obama de relançar as relações com a Rússia e abrir o caminho para uma nova abordagem informal com a China. A mudança repentina na es­­trutura de poder no Congresso após a eleição do dia 2 de novembro também poderá trazer um maior apoio para as políticas de Obama no Afega­­nistão, mas poderá forçar o presidente a suavizar suas exigências para que Israel faça concessões aos palestinos sobre as construções nos assentamentos judaicos na Cisjordânia, uma questão crucial nas paralisadas negociações de paz.

CARREGANDO :)

Hillary nega mudanças

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse que os resultados eleitorais da terça-feira não mudarão o curso da política externa dos EUA porque "a política interna para" nas fronteiras do país. Tanto republicanos quanto democratas, ela disse, podem "construir coalizões" e "encontrar aliados em questões que são do interesse americano".

Publicidade

Apesar das palavras de Hillary, a mudança dramática na cena política norte-americana deverá ricochetear e ter um efeito considerável tanto nos fatos quanto nos discursos.

Veja também
  • Sem saída, Obama terá de se aproximar da oposição