| Foto: OMARA GARCIA MEDEROS/AFP

Esta é uma imagem que se tornou habitual: Fidel Castro e seu inseparável casaco Adidas. Por uma década, as roupas da marca multinacional alemã se tornaram uniforme do pai da Revolução Cubana.

CARREGANDO :)

E, embora nas redes sociais critiquem Fidel Castro por seu gosto capitalista, sendo que ele próprio durante anos lutou contra o “imperialismo ianque”, o certo é que início da marca Adidas está mais associado com a ideologia nazista do que com o capitalismo americano .

Seu fundador, Adolf “Adi” Dassler foi membro do partido nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Adidas passou a ser fornecedora das forças armadas unificadas da Alemanha de Hitler.

Publicidade

Mas o que é que levou Fidel Castro a popularizar a marca na ilha?

A primeira foto de Fidel Castro vestindo um produto da Adidas data de 2000. A imagem mostra o então presidente cubano com o seu típico uniforme verde militar e tênis da marca alemã durante uma marcha anti-imperialista em Havana. Um ano mais tarde, um outro retrato de Fidel Castro em um discurso do Dia do Trabalho mostra o presidente usando outros tênis da marca alemã.

As três listras pretas ou brancas estavam começando a ser reconhecidas em Cuba. Mesmo em um jogo de beisebol em 2002, que contou com a presença do presidente Jimmy Carter, pode ser visto o presidente Fidel Castro usando um dos famosos casacos Adidas, ele usava há anos.

Quatro anos depois, o presidente Castro anunciou que iria deixar o cargo temporariamente para submeter-se a uma operação. Desde aquele ano, as aparições públicas de Fidel, embora escassas, tinham algo em comum: ele mudou seu rigoroso uniforme militar por um outro uniforme, um pouco mais alegre. Ele foi visto usando marcas como Reebok, Nike e Fila. Mas a Adidas foi a que prevaleceu na maior parte das fotos das agências internacionais e das divulgadas pelo governo cubano.

A verdade é que a Adidas foi a patrocinadora do Comitê Olímpico de Cuba até 2012 e fornecia material esportivo para a equipe olímpica.

Publicidade

“Embora Fidel Castro tenha se tornado o melhor representante da Adidas em Cuba, a empresa nunca teve um contrato com o líder cubano”, disse a diretora sênior de comunicações corporativas da Adidas.

Veja também
  • Cinzas de Fidel Castro deixam Havana rumo a Santiago de Cuba
  • Fidel em imagens: da juventude guerrilheira à repercussão de sua morte
  • 13 fatos brutais que deveriam estar na lápide de Fidel Castro