i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Uma presidência de sucesso, um presidente enlouquecedor

  • PorAndrew C. McCarthy
  • National Review
  • 08/11/2020 10:06
Juízes rejeitam contestações de Donald Trump na Geórgia e no Michigan
O presidente dos EUA, Donald Trump, chegando à sala de imprensa da Casa Branca na quinta-feira (5) para pronunciamento.| Foto: Brendan Smialowski/AFP

O presidente Trump muito provavelmente será derrotado em uma eleição bastante disputada. “Será” porque, em se tratando dos Estados Unidos, nada é definitivo até que as cortes tenham se pronunciado (especialmente a Suprema Corte, que tem sido bastante tímida até agora). É preciso deixar esse processo correr. Até onde sei, a essa altura não existe nenhuma prova tão avassaladora de fraude a ponto de mudar o resultado, mas os relatos perturbadores que circulam por aí merecem ser investigados. E a vantagem de Biden é tão estreita em alguns estados que, se o presidente quiser, conseguirá recontagens.

Não há a menor dúvida de que a judicialização da eleição seria usada pelo outro lado se acontecesse com eles. Os democratas, afinal, foram direto para o tapetão quando perderam uma eleição por pouco em 2000, mesmo quando Al Gore estava prestes a reconhecer a derrota. E a “Resistência” passou três anos sem aceitar o resultado de 2016, com base em uma lorota sobre interferência russa inventada pela campanha de Hillary Clinton. Nesses dias, levamos aos tribunais coisas muito menos importantes que uma eleição presidencial. Não estou dizendo que isso é bom, só estou afirmando um fato.

Vamos respirar fundo e deixar as coisas se resolverem. Não há crise institucional. Joe Biden, assim que for declarado vencedor, será “presidente eleito Biden”. Será meu presidente e o presidente de todos os americanos – ainda que muitos de nós sejamos totalmente opostos a muito do que ele pretende fazer. Se ele vencer, deverá ter a chance de ser um bom presidente – chance essa que os democratas nunca deram a Trump. Pelo bem de Biden, e principalmente pelo bem do país, os departamentos e agências do governo deveriam se preparar para uma transição tranquila.

Para os que apoiavam a reeleição do presidente (inclusive eu), o resultado é difícil de engolir. Mas não era difícil de prever

Nesse meio tempo, os estados não precisam formalizar seus resultados até 8 de dezembro (de fato, eles têm até 14 de dezembro, o dia em que os estados precisam se reportar ao Congresso). Até agora, Biden tem adotado o tom certo, ao pedir paciência e calma nesses dias nervosos de apuração. Isso vai aumentar seu cacife como presidente legítimo, ao encorajar um processo ordeiro de ações judiciais enquanto, é claro, defende seus direitos nessas mesmas ações.

Para os que apoiavam a reeleição do presidente (inclusive eu), o resultado é difícil de engolir. Mas não era difícil de prever.

Em 2016, Trump venceu por pouco uma eleição contra uma candidata historicamente fraca e bastante impopular, pela qual havia muito pouco entusiasmo. Em 2020, Trump enfrentou um fraco, mas nada impopular candidato democrata. E, ainda que houvesse pouco entusiasmo por Biden, o desejo de derrotar Trump era intenso na base democrata. Dado o milagre estatístico da vitória de 2016, Trump teria de fazer bem mais para vencer em 2020. Ele até superou as expectativas, mas não superou 2016.

O poder da presidência pode camuflar muitas deficiências. Mas é importante rever como a improvável presidência de Trump já começou em posição complicada. Na sua lamúria sem fim de “fui roubada”, Hillary Clinton nunca se cansou de dizer que tinha ganho no voto popular. Isso não é apenas irrelevante do ponto de vista constitucional, já que são as disputas estaduais (refletidas no Colégio Eleitoral) que decidem o resultado; também era um modo clintoniano de desviar a atenção do fato de que ela não tinha obtido a maioria do eleitorado. Mas o que isso nos diz sobre Trump?

O voto popular é um retrato interessante da posição em que o então novo presidente se encontrava em 20 de janeiro de 2017. Ele teve 3 milhões de votos a menos que alguém que foi incapaz de superar 50% do eleitorado. De alguma forma, ele conseguiu vencer uma corrida de apenas dois participantes, com meros 46% dos votos. Dos quase 140 milhões de votos depositados nas urnas, 54% não o queriam. Se uma parcela pequena de eleitores em alguns poucos estados tivesse pensado diferente, ninguém estaria falando de uma revolta populista. A história seria a de como Hillary, uma eminência do establishment de Washington, conseguiu a vitória tranquila que todas as pesquisas e a intelligentsia tinham previsto. A New Yorker teria publicado com gosto a capa que prepararam para a ocasião.

A maneira certa de enxergar o mais improvável dos triunfos de Trump era como um presente... e uma oportunidade. Era a chance de convencer os republicanos céticos e a enorme população de centro, de transformar aquela desvantagem de 46% contra 54% em um apoio de 54% a 46%, e ir além disso. Trump tinha as plataformas para isso, além de um jeito único de conquistar partes do eleitorado que tinham se cansado dos republicanos tradicionais.

Mesmo assim, o presidente nunca foi capaz de deixar de pensar só em si mesmo.

Isso ficou claro desde o início. Em vez de reconhecer que estava começando um mandato com um nível de apoio baixo, ele passou a se gabar da “lavada no Colégio Eleitoral”. Era uma miragem irônica de popularidade: Trump já tinha chamado o Colégio Eleitoral de “um desastre para a democracia” e sua margem de vitória em número de delegados estava entre as cinco menores na história americana. Mesmo assim, ele continuava falando da “lavada”, enquanto sua equipe começou a todo vapor de forma absurda, exibindo fotografias aéreas claramente montadas como uma bizarra “evidência” de que sua posse tinha atraído mais gente que a de Barack Obama.

Em um país onde as pessoas gostam de gostar de seu presidente, se as suas políticas são mais populares que você, então você tem um problema

O primeiro passo óbvio para um presidente impopular se tornar um presidente reeleito é reconhecer que ele tem muito trabalho a fazer com o público, especialmente com aqueles que poderiam ser convencidos a lhe dar uma chance quatro anos depois – o que é muita gente, porque a maioria dos americanos não é de fanáticos partidários; eles gostam de gostar de seu presidente. Foi essa consciência que levou Richard Nixon à reeleição em uma das maiores lavadas (dessa vez, de verdade) da história americana – no Colégio Eleitoral e em qualquer outro critério.

Mas Trump nunca foi capaz disso. Ele esteve o tempo todo sob cerco – mais do que merecia estar –, mas foi ele mesmo quem atraiu boa parte disso ao se meter em brigas gratuitas com irrelevâncias que ele deveria ter ignorado. Igualmente importante é o fato de que, quando os problemas vieram, e vieram em ondas, ele recuou para a zona de conforto de seus apoiadores. Eles encontravam desculpas para cada deslize, retratavam seus erros como manobras hábeis de um negociador nato, e nunca exigiram que ele recuperasse a compostura. Pelo contrário, eles achavam seu estilo irresistível, assim como Trump achava irresistível seu lugar de centro das atenções mundiais, não importando se chamava a atenção por motivos bons ou ruins.

O presidente Trump fez uma série de coisas boas. A guinada constitucionalista no Judiciário federal será seu grande legado, especialmente se Biden ressuscitar a estratégia “caneta e telefone” de Obama, contornando o Congresso. Trump mostrou que a economia americana decola quando o governo retira regulamentações sufocantes, e que o crescimento é um grande impulso para os americanos de renda mais baixa. Ele deu aos republicanos uma série de meios para conquistar o apoio de negros e hispânicos. Ele redesenhou a política sobre a China de uma forma bem mais realista, considerando que estamos lidando com um competidor hostil. Ele marginalizou a ameaça iraniana e reorientou a política para o Oriente Médio, conseguindo acordos de paz que pareciam inimagináveis. Ele foi escancaradamente pró-vida (e eu estava errado em achar que aquilo era só discurso de campanha em 2016). Ele mostrou aos republicanos que vale a pena lutar a guerra cultural sem trégua, em vez de ir cedendo aos pouquinhos.

Ainda assim, é enlouquecedor que ele jamais tenha reconhecido a majestade da presidência, não tenha encarado seus incríveis deveres como algo elevado, algo do qual ele deveria lutar para ser digno. Ele nunca percebeu que o grande poder da presidência está no fato de que, quando o presidente fala, isso significa algo – e que abrir mão desse poder leva à ruína. Ele nunca compreendeu que, em um país onde as pessoas gostam de gostar de seu presidente, se as suas políticas são mais populares que você, então você tem um problema.

A maioria dos americanos acredita – e por muito bons motivos – estar melhor hoje que quatro anos atrás, com o presidente anterior. Mesmo assim, eles votaram para substituir o atual presidente pelo vice do anterior. Isso só significa uma coisa: que o grande inimigo de Trump não era Joe Biden. Era Donald Trump.

Andrew C. McCarthy é pesquisador sênior no National Review Institute, editor da National Review e autor de Ball of collusion: the plot to rig an election and destroy a presidency.

© 2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

63 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 63 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Eduardo P.

    10/11/2020 18:43:51

    O artigo é muito bom. É interessante ver a quantidade de gente ressentida com o Trump aqui nos comentários, provavelmente estimulados pelo rancor que a mídia tem dele, papagaios de pirata q se acham analistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Sr. Walker

      10/11/2020 0:40:05

      Trump só obteve sucesso em fazer piorar as coisas. Nada além disso. E é um demente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        José Airton Gernano da Silva

        09/11/2020 23:15:51

        Coisas boas, essa piada é otima.kkkkkkkkkkkkkkk

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo

          09/11/2020 22:30:46

          Provavelmente as coisas boas não foram tão boas assim.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            Bingo Two

            09/11/2020 22:14:58

            Passou 4 anos semeando divisões e ódios. Desfez coisas boas e não fez coisas boas. Simples.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Lagertha Ingstad

              09/11/2020 20:46:57

              Coisas boas? Para quem? Para o Brasil é que não foi. Bozo, a viúva de Trump terá o mesmo triste fim aqui em 2022. E talvez consiga um cargo de capacho na Trump Tower para repetir “I love you, Trump” enquanto o monstro alaranjado pisa em cima dele todo dia.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • B

                Bingo Two

                09/11/2020 22:39:22

                O Bozo tá viúva; perdeu o macho na Casa Branca.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • A

              Alexandre Meirelles Palma

              09/11/2020 18:45:02

              muito bom!!!! Espero que o Bolsonaro leia essa síntese e reflita muito sobe o assunto. Apesar de que ele já melhorou muito no quesito falar de mais!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Paulo César de Castro Silveira

                09/11/2020 18:22:23

                a melhor obra do Trump é o muro. quantas vidas salvas, quanta droga a menos, menos violência nos EUA.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  ANTONIO CARLOS KACHINSKI

                  09/11/2020 18:03:35

                  O editorial nos diz que o "Trumpy" fez coisas boas... Basta saber pra quem o fez e onde estão??? O Brasil teve algum reflexo dessas 'coisas boas'???

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • S

                    Somente Verdades

                    09/11/2020 20:28:29

                    Trump é presidente dos EUA, não do Brasil.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • M

                  MAURO FONSECA DE MACEDO

                  09/11/2020 17:29:23

                  Ao que eu saiba ainda não houve um resultado oficial e a recontagem em um dos condados de Michigan já comprovou "falha" grave (fraude) no cômputo dos votos. Prefiro esperar para ver!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Frank de Luca

                    09/11/2020 14:18:33

                    Recomendo ao nosso Presidente Bolsonaro que ele ler este artigo do Macarthy

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Emerson

                      09/11/2020 12:06:14

                      Simplesmente pelo motivo de que as coisas ruins foram maiores que as coisas boas. Pessaolmente não elmbro de boas atitudes mas de negacionismos, fotos bíblicas, mentiras na imprensa, discursos para boi dormir, entre outras asneiras mais. Que venha Biden!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        AMAURI

                        09/11/2020 11:59:04

                        A VERDADE sempre prevalece, e trumpALHÃO, assim como Bozo, são símbolos da MENTIRA.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          CSG

                          09/11/2020 13:00:51

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Leandro

                            09/11/2020 0:49:56

                            Perdeu porque a mídia que domina os veículos de comunicado e as empresas como Facebook, twtter e outros possuem viés democratas e fizeram o máximo para virar o jogo. Parabéns a China, sem uma guerra ganhou mais ainda a disputa contra os EUA.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              RENATO klxto

                              09/11/2020 0:35:57

                              Não caiam nas narrativas das mídias, elas estão tentando nos dizer que a eleição acabou. A decisão final será dia 14/12/20 na suprema corte. Espero que o sistema corrupto que governa este planeta não consiga comprar as almas dos juízes daquela corte, se fosse aqui seria mais fácil, pois até uma mídia que se diz de direita se vende ao sistema podre.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                08/11/2020 23:31:33

                                IvoHM: >>> Ivo Hauer, como pode um senhor da sua idade, sempre argumentar tentando depreciar os outros? Se o senhor que, com certeza, tem bem mais que 60 anos de idade, fosse mais honesto, já saberia que a Lava jato em Curitiba só investigou CORRUPÇÃO DA PETROBRÁS X ODEBRECHT. Isto posto, o senhor sabe, mas finge que não sabe, que os tucanos não tinham o controle da Petrobrás, pois a estatal estava sob o domínio dos petralhas. Mesmo assim, os casos relatos envolvendo os tucanos, que surgiram durante as delações, foram enviados para outros estados. O Paraná - Curitiba - não investigou os tucanos e nem poderia..

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Fernando Galucci

                                  08/11/2020 23:08:03

                                  "Ele esteve o tempo todo sob cerco – mais do que merecia estar –, mas foi ele mesmo quem atraiu boa parte disso ao se meter em brigas gratuitas com irrelevâncias que ele deveria ter ignorado." Isso é a descrição exata do que está acontecendo atualmente com o Bolsonaro.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    RICK

                                    08/11/2020 22:29:57

                                    Só mantenho a assinatura porque descontos valem a pena, porque se fosse pelo noticiário ...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Silva

                                      08/11/2020 17:25:38

                                      Goste-se ou não de Trump, é inegável que ele e sua equipe trabalharam bastante pelo país e pelos americanos. Após ter sido eleito por terem os Republicanos jogado bem o jogo eleitoral, parece que Trump achou que bastaria mostrar serviço para ter a próxima temporada, quiçá como se estivesse no programa o Aprendiz. O problema é que a eleição é um jogo bem mais complexo e decidida por pessoas que podem ir para um lado ou para o outro. Creio que seu estilo arrogante e a falta de empatia, além da pandemia (que deu olé e fez touchdowns em quase todos os governantes do mundo) definiram o resultado.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luís

                                        08/11/2020 17:21:21

                                        Perdeu porque plantou o ódio ao longo de 4 anos, e deixou o mundo mais ansioso e perigoso. Ninguém aguenta viver nesse stress o tempo todo

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          IvoHM

                                          08/11/2020 17:14:14

                                          O Biden foi declarado vencedor pela mídia. E um bando de governantes foi atrás, inclusive, e para meu desapontamento, o Benjamin Netanyahu. Ainda não se posicionaram os líderes de dois paisécos, Putin, e Xi Jinping, e o Presidente Bolsonaro, que demonstra grandeza e lealdade para com seus amigos. Ainda teremos a recontagem dos votos na Georgia, e o julgamento das fraudes em Michigan, Pennsilvania, Wisconsin. New Mexico, Nevada e Arizona. Até a mídia norteamericana já mudou o discurso, pois lá a lei é implacável, e está se referindo ao Pedo Biden como "provável" vencedor. Acho que, no final, vou cholar de lir.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • C

                                            Cidadão Brasileiro

                                            09/11/2020 23:24:04

                                            Netanyahu é jm baita comunista.... vai dizer q vc não sabia??? dããã.... kkkk

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • V

                                            VivaoBrasil

                                            09/11/2020 18:54:37

                                            UvinHA : também acho que você vai CONTINUAR cholando, mas de raiva. kkkkkk Chooooollllaaaaaa. A mídia americana não mudou uma linha. Isso que você leu é apenas em grupo de whatsapp de seguidores fanáticos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          jose roberto jordao

                                          08/11/2020 17:00:40

                                          Trump é um ser pedante, autoritário, insensível, desumano, e o povo americano viu o quanto errou de ter colocado um déspota no poder. Aí, resolveram consertar o erro, e elegeram um ser humano consciente, humanitário, acessível, democráta, pacificador! É isso!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • C

                                            Cético

                                            08/11/2020 18:35:14

                                            Não. Foram induzidos a votar, foram massivamente influenciados por uma mídia parcial e gananciosa, uma mídia vingativa. De fato, o grande erro do trump foi sua falta de empatia.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          João Augusto Luti Bertoncini

                                          08/11/2020 16:34:24

                                          O cara parece um RINO. Deve estar adorando o Mitt Romney. Infiltrado do caramba querendo desmobilizar adversários de democratas. Acho que não sobrou UM cara que consiga informações fora dos filtros da grande mídia em Nova Iorque.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            EDN

                                            08/11/2020 16:10:06

                                            Finalmente um bom artigo! Ficar lendo os pseudo articulistas Rodrigo Constantino e Fiúza que nada, absolutamente nada, sabem sobre a política norte-americana è sofrido!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • T

                                              TIAGO

                                              09/11/2020 13:00:54

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            sansão

                                            09/11/2020 11:03:15

                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Mário Niehues de Farias

                                              08/11/2020 15:37:10

                                              PAREM DE FALACIAS. TRUMP PERDEU PORQUE OS "DEMOCRATAS" FORAM MAIS EXPERTOS NA "ELEIÇÃO".

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                ANTONIO

                                                09/11/2020 13:00:57

                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marco Polo

                                                  08/11/2020 15:29:12

                                                  É óbvio a existência de tentativas de fraudes, infelizmente esse é um dos eventos em toda eleição em qualquer lugar, caso contrário não seriam necessárias tantas formalidades e seguranças nos procedimentos eleitorais. As fraudes devem ter ocorrido pró ambos, e talvez elas possam ter mesmo influenciado. Quanto aos motivos elencados pelo Autor sobre possíveis erros que Trump cometeu, é interessante lembrar que também possam ter influenciado positivamente alguns eleitores. O fato notório está no comportamento de quem é de esquerda, sempre na periferia do que é relevante, não respeitando seus não iguais e tumultuando todo e qualquer processo a ela contrário; fora isso, tudo é possibilidade.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • B

                                                    Bingo Two

                                                    09/11/2020 13:01:00

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      José Bastos

                                                      08/11/2020 15:05:26

                                                      Um líder precisa ser equilibrado. Equilibrado significa responder com rigidez quando necessário e a circunstância pedi, e saber responder com mansidão quando assim for conveniente. Um líder precisa saber que ele trabalha para servir aos seus liderados e não o contrário. Um comportamento sempre ríspido passa a ideia de arrogante. Um comportamento sempre manso passa a ideia de fraco. Ou seja o equilíbrio é a dose certa para liderar. Muita das vezes um líder cai, não pela suas ações, ainda que boas; mas, cai devido à sua postura como pessoa.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        F.H.O

                                                        08/11/2020 15:03:37

                                                        A exemplo de Trump... Bozo tbm perdera para ele mesmo. Foi uma esperança... mas hoje equiparo ele ao PT. Muita decepção. Fez ao contrário do que disse quando era candidato. Além de ser um zero a esquerda... falastrão... que desune o povo... E não apresenta nada de bom para o país.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Freitas

                                                          08/11/2020 14:59:18

                                                          Se Trump fosse um pouco civilizado, respeitasse mais a CIÊNCIAS, teria goleado nessas eleições. Mas, julgou-se acima do Bem e do Mal.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Luca

                                                            08/11/2020 14:54:47

                                                            É óbvio que teve fraude, de onde veio tantos votos depois do fim da eleição, e só pra um lado. O problema é que trump conseguiu brigar com toda imprensa e todo partido republicano interessado em lobys e política

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • F

                                                              Freitas

                                                              08/11/2020 15:29:21

                                                              Luca, leia um pouco mais, pesquise bastante, veja como é a tradição de votar dos republicanos e dos democratas. Enquanto Trump pedia para ninguém votar pelos correios, Biden falou para os democratas fazerem o que sempre fazem, ou seja, pelos correios, ainda mais que Biden estava pedindo para que fossem respeitadas as regras da pandemia.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Luca

                                                            08/11/2020 14:37:36

                                                            É óbvio que teve fraude, de onde veio tantos votos depois do fim da eleição, e só pra um lado. O problema é que trump conseguiu brigar com toda imprensa e todo partido republicano interessado em lobys e política

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            2 Respostas
                                                            • F

                                                              Freitas

                                                              08/11/2020 14:56:53

                                                              Luca, leia um pouco mais, pesquise bastante, veja como é a tradição de votar dos republicanos e dos democratas. Enquanto Trump pedia para ninguém votar pelos correios, Biden falou para os democratas fazerem o que sempre fazem, ou seja, pelos correios, ainda mais que Biden estava pedindo para que fossem respeitadas as regras da pandemia.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              F.H.O

                                                              08/11/2020 14:54:07

                                                              Se fosse tão óbvio como diz... as provas já teriam aparecido. Até agora é só boato que mortos tenham votado etc. FAKE news que a extrema direita dissemina. Trump precisa de uma camisa de força. A extrema direita já era. Nada é para sempre.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            F.H.O

                                                            08/11/2020 14:27:48

                                                            Apoio Biden desde o início. Prefiro o dólar baixo e a bolsa subindo.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            6 Respostas
                                                            • F

                                                              F.H.O

                                                              08/11/2020 16:50:02

                                                              Vocês não se informam... Não sou eu quem estou dizendo... Não sou obrigado a ficar colando notícias aqui.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              João Augusto Luti Bertoncini

                                                              08/11/2020 16:37:09

                                                              Hã... e como você espera que isso aconteça com menos dinheiro circulando já que ele vai aumentar impostos e jogar o dólar todo na Ásia, deixando menos dinheiro circular por aqui? Sério mesmo, COMO?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              F.H.O

                                                              09/11/2020 13:01:03

                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              Luca

                                                              08/11/2020 14:54:56

                                                              Vc apoia o trabalho escravo, chinesinho que trabalha 15h por dia, e não nem ouvir falar em direitos trabalhistas, tudo isso pra vc poder comprar seu smartphone por 500 dólares, ótima ideia apoiar isso, mas garanto que vc não é dos direitos humanos né, não apoia o black lives matter e tal

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              F.H.O

                                                              08/11/2020 14:46:34

                                                              E vc apoia Trump. Por isso que ele perdeu... Há há há

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • T

                                                              TIAGO

                                                              08/11/2020 14:40:15

                                                              Sorte a dele. Sem seu apoio teria perdido

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Lactobacilaceae

                                                            09/11/2020 13:01:06

                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            4 Respostas
                                                            • F

                                                              Freitas

                                                              08/11/2020 23:30:20

                                                              IvoHM: Ivo Hauer, como pode um senhor da sua idade, sempre argumentar tentando depreciar os outros? Se o senhor que, com certeza, tem bem mais que 60 anos de idade, fosse mais honesto, já saberia que a Lava jato em Curitiba só investigou CORRUPÇÃO DA PETROBRÁS X ODEBRECHT. Isto posto, o senhor sabe, mas finge que não sabe, que os tucanos não tinham o controle da Petrobrás, pois a estatal estava sob o domínio dos petralhas. Mesmo assim, os casos relatos envolvendo os tucanos, que surgiram durante as delações, foram enviados para outros estados. O Paraná - Curitiba - não investigou os tucanos e nem poderia..

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • I

                                                              IvoHM

                                                              08/11/2020 17:06:47

                                                              Frutinha Moro Dallagnol: e a Lava Jato deixou livre toda a máfia tucana.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              Freitas

                                                              08/11/2020 14:57:55

                                                              Eduardo Prestes: Quem nos livrou da máfia petista foi a LAVA JATO.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Eduardo Prestes

                                                              08/11/2020 14:25:47

                                                              O Bozo me livrou da máfia petista, com o risco de sua própria vida. Tem minha gratidão eterna, apoio financeiro e meu voto.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eduardo Prestes

                                                            08/11/2020 14:17:19

                                                            O sistema eleitoral americano é frágil, a ponto de tornar impossível até as apurações de fraude. Na PA, por exemplo, cerca 8,9 milhões de eleitores estavam inscritos, 3,1 milhões pediram para votar por correio, 2,54 milhões de votos pelo correio foram contados, e destes apenas 961 foram rejeitados. Portanto, há uns 600.000 votos em brancos por aí, que poderiam também ter sido preenchidos, e a apuração aceitaria (pois a taxa de rejeição é quase zero). A diferença foi de menos de 20.000 votos. O sistema é uma zona total.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • V

                                                              VivaoBrasil

                                                              09/11/2020 18:58:46

                                                              eduardo, chooooolllaaaaaa. kkkkk

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • T

                                                            TIAGO

                                                            08/11/2020 14:00:25

                                                            Resumindo: aparência e estética importa mais que ações (para os jumentos lógico).

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • V

                                                              VivaoBrasil

                                                              09/11/2020 19:00:03

                                                              kkkkkkkkk .... e o gado chooooolllaaaaaa.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Paulo César de Castro Silveira

                                                            08/11/2020 13:55:51

                                                            Porque? Porque 96% dos negros votam contra Trump.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • E

                                                              Eduardo Prestes

                                                              08/11/2020 14:28:20

                                                              Suposição sua. Há um predomínio de preferência pelos Democratas entre os negros, em função da militância racista que promovem. Mas não chega a ser assim tão dominante, acima de 90%...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            luiz lemos

                                                            08/11/2020 13:42:42

                                                            Excelente análise. Pode ser um guia para nosso Brasil.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            Fim dos comentários.