• Carregando...

As três maiores potências da União Européia (UE) planejam oferecer ao Irã um reator nuclear a água leve como parte de um pacote de incentivos se Teerã concordar em congelar seu programa de enriquecimento de urânio, disseram diplomatas europeus nesta terça-feira.

- O UE3 e Solana estão planejando uma oferta de um reator a água leve ao Irã, em troca da suspensão de seu programa de enriquecimento - disse um diplomata da UE próximo às negociações com o Irã, sem se identificar.

Ele disse que os diretores políticos do "UE3" - grupo formado por Grã-Bretanha, França e Alemanha - e o gabinete do alto representante para a política externa da União Européia, Javier Solana, discutirão o plano de incentivos propostos com seus colegas dos Estados Unidos, Rússia e China na sexta-feira, em Londres.

No entanto, o Irã insistiu nesta terça-feira que continuará enriquecendo urânio, disse uma autoridade iraniana em desafio às exigências da ONU.

- A decisão do Irã de preservar esse direito (de enriquecer) é definitiva e irreversível - disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hamid Reza Asefi, em um comunicado.

Ele disse que qualquer proposta européia sobre seu programa nuclear deveria considerar este direito.

- Nenhum incentivo é melhor do que a implementação do TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear) e das regulamentações da Agência (Internacional de Energia Atômica) sem qualquer discriminação - disse Asefi.

O TNP diz que os signatários têm permissão para pesquisar, desenvolver e produzir combustível nuclear para propósitos pacíficos. Diplomatas ocidentais dizem que o Irã deve primeiro provar suas intenções pacíficas antes que possa exercer tal direito.

A AIEA afirmou que, depois de mais de três anos de investigações, ainda não pode confirmar que o programa nuclear do Irã é totalmente pacífico, embora a agência da ONU não tenha encontrado indícios de atividades militares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]