• Carregando...

La Paz – O presidente da Bolívia, Evo Morales, respondeu ontem aos protestos da oposição contra o projeto da nova Constituição dizendo que o povo identificará os "traidores’’ da nação."Ocupar escritórios do governo não é democracia, desobediência civil não é democracia. Esperamos que o povo boliviano identifique esses traidores, essas pessoas que são contra a nação e querem prejudicar o processo de mudança.’’

Manifestantes antigoverno protestaram ontem em várias regiões dominadas pela oposição, como no departamento de Santa Cruz, ocupando prédios estatais e convocando à desobediência civil.

Morales fez as afirmações após se unir pela manhã a uma marcha de estimados 4 mil camponeses até La Paz para apoiar, além do projeto de reforma constitucional, a chamada renda Dignidade, que prevê o pagamento de um bônus mensal de cerca de US$ 25,8 dólares aos maiores de 60 anos.

A renda Dignidade foi aprovada na última semana pelo Senado, mas com alterações drásticas na proposta de Morales.

O Senado, dominado pela oposição, não permitiu que o governo financiasse o bônus retirando fundos de um imposto de hidrocarbonetos que é vital para os departamentos (Estados). A proposta irá agora para a Câmara, onde o governo é maioria, e deverá ser rejeitada devido à alteração. Os manifestantes querem que o Senado aprove a proposta original.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]