• Carregando...

A polícia do Estado de Oaxaca, no sul do México, prendeu na noite de terça-feira (23) Leninguer Carballido, prefeito eleito da cidade de San Agustín Amatengo. Ele é acusado de forjar sua própria morte para fugir da Justiça, em que é julgado por um estupro ocorrido em 2004.

Segundo a Promotoria de Oaxaca, o processo foi aberto em 2008 e dois anos depois Carballido foi declarado morto pelo Registro Civil de Amatengo. Quando a polícia foi buscá-lo, em 2011, para ser preso, a família apresentou a certidão de óbito falsa.

Após a morte forjada, ele conseguiu documentos falsos, usados para se apresentar como candidato nas eleições municipais do último dia 7. Ele venceu o pleito, apoiado por três partidos políticos, dentre eles o PAN, do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012).

O prefeito eleito foi preso em uma casa de propriedade de sua família na cidade de Valles Centrales de Santa Cruz Xoxocotlán, próxima a Oaxaca, em quarto usado como um bunker.

A Promotoria o acusará de falso testemunho, falsidade ideológica e violações de ordens de prisão. Além dele, também foi preso o oficial do Registro Civil de Amatengo, Abel de la Rosa Santos, que ajudou o prefeito eleito a falsificar os documentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]