• Carregando...
nova york
Prefeito de Nova York, Bill de Blasio| Foto: Bryan R. Smith / AFP

O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, citou uma frase do Manifesto Comunista, de Karl Marx, ao falar sobre a relação entre o seu gabinete e a comunidade empresarial da cidade durante um programa de rádio na semana passada.

Ao perguntar ao prefeito como está sendo a abordagem dele com os empresários para conseguir ajuda na recuperação da crise causada pela pandemia, o apresentador da emissora WNYC Brian Lehrer disse que o prefeito não era conhecido por seu contato com comunidade empresarial, dado seu foco em questões de desigualdade.

"Existe uma verdade subjacente no fato de que meu foco não está na comunidade empresarial e na elite. Estou tentado a emprestar uma citação de Karl Marx aqui…", respondeu De Blasio, no que foi interrompido por um comentário do apresentador: "Eles vão adorar isso em Wall Street".

"Sim, eles vão", continuou de Blasio. "Há uma citação famosa de que 'o Estado é o comitê executivo da burguesia', e eu uso isso abertamente para dizer não. Eu li isso quando jovem e pensei: bem, não é assim que deveria ser". A frase foi retirada do primeiro capítulo do Manifesto Comunista, no qual Marx esboça sua teoria do avanço progressivo da classe da burguesia às custas do proletariado.

"Precisamos trabalhar com a comunidade empresarial, trabalharemos com a comunidade empresarial, mas o governo da cidade representa as pessoas, representa as pessoas que trabalham … Muitas pessoas simplesmente meio que chegaram a um impasse quando eu digo 'caras, vocês terão que pagar mais impostos e teremos políticas que favorecem mais os trabalhadores".

Esta não foi a primeira vez que de Blasio citou uma figura comunista. Em 2019, o prefeito pediu desculpas depois de citar o revolucionário comunista Che Guevara em um comício em Miami.

© 2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]