• Carregando...

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, defendeu nesta terça-feira a relutância do regime comunista em ampliar a democracia, dizendo que eleições diretas para os principais cargos devem ocorrer gradualmente e só depois de serem realizadas em escalões mais baixos.

O Partido Comunista, que desde a revolução de 1949 monopoliza a política no país mais populoso do mundo, restringiu as eleições diretas a 680 mil aldeias, sem permitir a votação popular para cargos municipais, regionais, provinciais e nacionais.

- A China é um imenso país, com uma vasta população, com fracos fundamentos econômicos e com um desenvolvimento desequilibrado em diferentes regiões - disse Wen.

O líder de Pequim acrescentou:

- As condições ainda não estão maduras para conduzir eleições diretas em um nível mais alto de governo. A democracia e as eleições diretas, em particular, devem ocorrer de acordo com a condição específica do país. Estamos confiantes de que, quando o povo for capaz de administrar uma aldeia por meio de eleições diretas, poderá posteriormente administrar uma prefeitura, depois um condado e uma província, seguindo o princípio de que nosso país é administrado pelo povo.

Diante do crescente descontentamento popular com o aumento das desigualdades sociais, a China flertou com uma limitada reforma política nos últimos anos, na busca por mecanismos viáveis de combate à corrupção e incentivo à eficiência e à transparência.

Mas o governo descarta uma democracia em estilo ocidental, e as reformas políticas visam a perpetuar o regime comunista, não acabá-lo.

Wen, que completará 64 anos este mês, admitiu que a ocupação ilegal de terras e o deslocamento forçado de moradores em algumas áreas provocaram problemas sociais e estão complicando a adoção da democracia em sua versão chinesa.

Convencido de que um bom sistema pode controlar autoridades corruptas, Wen prometeu levar adiante tanto as reformas políticas quanto as econômicas:

- Quando estamos levando adiante a reforma econômica, deveríamos também avançar a reforma política, o que inclui a seleção de autoridades e o sistema eleitoral.

Ele também prometeu ampliar as eleições com múltiplos candidatos.

- O desenvolvimento da China é uma tarefa complicada e de longo prazo - disse Wen, terceiro homem na hierarquia do Partido Comunista. - Para obter esse desenvolvimento, precisamos de paz, precisamos de amigos e precisamos de tempo - finalizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]