• Carregando...
Hu Jia, em foto de 2007:  luta pela liberdade de expressão e direito dos soropositivos | J. Brown/AFP
Hu Jia, em foto de 2007: luta pela liberdade de expressão e direito dos soropositivos| Foto: J. Brown/AFP

Pequim - Um dos mais famosos presos políticos chineses, o blogueiro Hu Jia, de 35 anos, recebeu ontem o Prêmio Sakharov de Direitos Humanos do Parlamento Europeu. Hu está preso desde abril, condenado a três anos e meio de prisão por "incitar subversão contra o Estado’’.

Conhecido pela defesa de causas tão diversas como os direitos dos pacientes soropositivos no país, a liberdade de expressão e o meio ambiente, Hu foi condenado depois da série de textos em seu blog intitulada "A China Real e a Olimpíada’’, co-escrita com o advogado Teng Biao, e de entrevistas a jornais estrangeiros criticando o aumento da repressão às vésperas da Olimpíada de Pequim.

O Parlamento Europeu o descreveu como "símbolo maior dos problemas de direitos humanos na China’’. "Ele representa todos os cidadãos chineses e tibetanos que são reprimidos: advogados, jornalistas, peticionários, escritores e blogueiros’’, diz a nota.

O governo chinês acusou ontem Hu Jia de ser um "criminoso’’ e atacou a decisão do Parlamento Europeu como "interferência em assuntos domésticos e violação de normas internacionais’’, segundo o porta-voz da Chancelaria Liu Jianchao.

A mulher de Hu Jia, Zeng Jinyan, 25, também ativista, ficou detida em um hotel em Dalian, a 463 km de Pequim, durante a Olimpíada. Há duas semanas, quando rumores apontavam que Hu Jia poderia receber o Nobel da Paz, seu telefone foi desligado. Ela vive sob vigilância policial com a filha de onze meses, Qianci.

Desconhecido

Hu Jia é famoso no exterior, mas absolutamente desconhecido na China. Ele começou seu ativismo em uma associação de pacientes soropositivos na Província de Henan, onde camponeses foram contaminados depois de terem vendido o seu sangue – ele foi preso em 2002 pela polícia local.

O blogueiro e a mulher ficaram sob prisão domiciliar de agosto do ano passado, quando ela ainda estava grávida, até abril, quando Hu foi julgado e condenado. Paradoxalmente, a família mora em um conjunto habitacional chamado "Cidade Liberdade".

Em seu blog, a esposa narra as condições do marido, que tem cirrose hepática e raramente recebe qualquer tratamento médico na prisão. Dezenove cartas que ele escreveu para sua família desde que foi preso foram confiscadas, segundo Zeng.

"Provavelmente ele não sabe que ganhou o prêmio’’, disse o advogado Teng Biao, um dos melhores amigos de Hu. "O prêmio não é bom apenas para ele, mas também para todos que se preocupam com os direitos humanos na China. Pessoas que trabalham nessa área sofrem muito aqui. Sem a atenção de fora, a situação poderia ser pior’’, diz Teng.

Batizado em homenagem ao dissidente soviético Andrei Sakharov, ganhador do Nobel da Paz em 1975, o Prêmio Sakharov é considerado o mais importante da UE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]