• Carregando...

Foz do Iguaçu – O presidente da República Federal da Alemanha, Horst Köller, fará uma rápida passagem pela fronteira no dia 7. Acompanhado da primeira-dama, Eva Luise Köhler, e de uma comitiva de 70 representantes do governo alemão, jornalistas e empresários, o chefe de Estado desembarca em Foz do Iguaçu após encerrar a visita oficial ao Paraguai, vindo da capital Assunção. A viagem pelos países da América Latina, entre os dias 4 e 16, inclui a Colômbia.

Na cidade, Köller será recebido no aeroporto pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Friedrich Prot von Kunow, entre outras autoridades. De lá, segue de helicóptero para a usina, em sobrevôo sobre a hidrelétrica e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

No roteiro estão ainda incursões pelo Edifício de Produção, na sala de comendo central, entre outros. Concluída a programação na usina, o presidente irá para o Parque Nacional do Iguaçu. A curta visita presidencial à região se encerra às 14 h, quando a comitiva segue para Brasília.

De acordo com o gabinete do presidente alemão, o chefe de Estado tratará com seus interlocutores aspectos relacionados à distribuição da riqueza na América Latina e ao desenvolvimento do Estado de direito. No Brasil, Köller tratará também de temas sociais e relacionados ao meio ambiente, enquanto na Colômbia irá enfocar o processo de paz e pela luta contra o narcotráfico.

Além de Brasília e do Paraná, estão agendadas reuniões em São Paulo, Pernambuco e Amazonas. Estão previstos encontros com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e do Senado Federal, Renan Calheiros. Esta será a primeira vez que um presidente daquele país visita a América do Sul desde 2003, quando o então presidente Johannes Rau esteve no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]